Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de novembro de 1979

Ítala Maria Wanderlei da Silva

Arcaísmos na Fala do Pescador do Litoral Sul de Pernambuco

Orientação: José Brasileiro Vilanova
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Na atual estudo procurou-se analisar o caráter conservador da linguagem de um grupo profissional – o pescador – que até bem pouco tempo tem vivido isolado dos centros de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada no período de julho de 1978 a janeiro de 1979. Escolheu-se como local o Litoral Sul de Pernambuco, representado pelas praias de São José da Coroa Grande, Tamandaré e Barra de Serinhaém. Na fala do referido grupo, estudaram-se especialmente os arcaísmos léxicos e aspectos gerais dos arcaísmos sintáticos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

14 de novembro de 1979

Fernando José Castim

Manifestações Lingüísticas da Ironia na Prosa de Ficção Machadiana

Orientação: José Brasileiro Vilanova
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Há autores que, pela qualidade de suas obras, mantêm-se sempre abertos para os seus leitores, para os críticos, para os lingüistas, para os estudiosos em geral. Um deles é Machado de Assis. Sempre prodígio para todos. Sempre fértil. Susceptível de várias abordagens. Especialmente uma abordagem lingüística ou lingüístico-estilística. A afirmação de sua ironia já é bastante conhecida e estudada. O seu pessimismo, largamente decantado. E que dizer de um estudo em que se tenta provar como sua ironia se manifesta lingüisticamente? Que formas da língua utilizou Machado de Assis para expressar a sua visão e o seu espanto cósmicos? A todos aqueles, pois, que não acreditam na prodigalidade machadiana.

» Download do e-book (Formato PDF:8,9 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.