Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

17 de março de 1983

Francisca Núbia Nogueira

O Estudo da Frase no Primeiro Grau: uma proposta didática

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O ensino da língua materna é uma atividade que preocupa a todos os responsáveis pela educação. “O quê” e “como” ensinar a um aluno que já traz interiorizada a gramática de sua língua é um desafio para os professores de Português, os quais se defrontam com inúmeros problemas lingüísticos e metodológicos, em sala de aula. Um diagnóstico da situação do ensino da Língua Portuguesa no 1º grau, em colégios particulares na cidade de Fortaleza – Ceará, envolvendo alunos concluintes, professores, roteiros programáticos e coleções didáticas é o objetivo principal dessa dissertação. A pesquisa, baseada num estudo da frase na linguagem escrita, visa tentar caracterizar o grau de maturidade sintática do aluno concluinte do 1º grau, referente à construção frasal. Como um reflexo da situação desse ensino. Os resultados da pesquisa são uma advertência à maneira como se processa o ensino da língua materna, mostrando a necessidade de modificações urgentes: nos objetivos, na metodologia, na apresentação do conteúdo gramatical, na atitude dos responsáveis pelo ensino da língua materna e no aproveitamento de princípios e técnicas da Lingüística. Apoiando-se nessas conclusões sugerimos: “Uma proposta didática para o estudo da frase no 1º grau”. A preocupação com a normatividade no ensino da língua materna no 1º grau deve ceder lugar a um ensino-aprendizagem produtivo de leitura e redação em que o aluno explore as estruturas frasais e seu uso adequado a cada situação comunicativa.

» Dissertação disponível em breve.

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