Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

7 de abril de 1983

Miriam Nunes Cavalcanti

O Discurso Científico do Professor

Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: A presente dissertação trata de um tipo específico de discurso, o discurso científico do professor, com o objetivo de identificar alguns elementos fundamentais para a sua caracterização. Com base no método de análise de Pêcheux, a autora apresenta um esquema informacional, no qual integra a terminologia científica como o aspecto “crucial” do item código comum, e registra nele a presença do estudante, representando condição de recepção, destacando ainda o elemento intersubjetividade da fórmula de Benveniste. Assim, o discurso é visto de acordo com a ótica pêcheuriana, porém, com duas alterações fundamentais: a) no quadro de imagens está o discurso do aluno, que aqui tem função fundamental, como um dos elementos do processo de produção do discurso; b) a inclusão de um novo quadro, no qual se computa o elemento intenção, inspirado na teoria dos atos ilocutórios e perlocutórios de Austin e na ótica de Osakabe. Da análise dos protocologos verbais que constituíram o corpus deste trabalho, ressalta a tentativa de detectar a estrutura argumentativa, através de uma visão retórica, conforme Aristóteles e Perelman, concluindo-se pela predominância este silogismo entimêmico. E, finalmente, outro aspecto que particulariza este discurso é a terminologia científica, indissociável da linguagem didática utilizada.

» Dissertação disponível em breve.

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