Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

12 de setembro de 1986

Vera Lúcia de Lucena Moura

O Uso de Conceitos Psico-Sócio-Lingüísticos para Avaliação de Conteúdos em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros

Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Após analisar dez livros didáticos de português para estrangeiros, selecionamos cinco, publicados no Brasil, para este trabalho. Para a análise e avaliação desses livros nos baseamos em alguns conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos e outros, relacionados à metodologia, provenientes de teorias diversas. Os conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos foram agrupados como psico-sócio-lingüístico para mostrar a interdisciplinaridade enfatizada pela Lingüística Aplicada, necessária ao material didático para o ensino da língua estrangeira. O nosso objetivo neste trabalho foi dar uma visão sobre o estágio atual de aplicação de oito conceitos psico-sócio-lingüísticos nos livros didáticos mencionados. Analisamos então o conteúdo desses livros concluindo que o material aplica conceitos psico-sócio-lingüisticos em diferentes graus e apresenta fortes características de uma abordagem estruturalista.

» Download do e-book (Formato PDF:9,1 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

0 comentários: