O Uso de Conceitos Psico-Sócio-Lingüísticos para Avaliação de Conteúdos em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Após analisar dez livros didáticos de português para estrangeiros, selecionamos cinco, publicados no Brasil, para este trabalho. Para a análise e avaliação desses livros nos baseamos em alguns conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos e outros, relacionados à metodologia, provenientes de teorias diversas. Os conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos foram agrupados como psico-sócio-lingüístico para mostrar a interdisciplinaridade enfatizada pela Lingüística Aplicada, necessária ao material didático para o ensino da língua estrangeira. O nosso objetivo neste trabalho foi dar uma visão sobre o estágio atual de aplicação de oito conceitos psico-sócio-lingüísticos nos livros didáticos mencionados. Analisamos então o conteúdo desses livros concluindo que o material aplica conceitos psico-sócio-lingüisticos em diferentes graus e apresenta fortes características de uma abordagem estruturalista.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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