Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

12 de setembro de 1986

Vera Lúcia de Lucena Moura

O Uso de Conceitos Psico-Sócio-Lingüísticos para Avaliação de Conteúdos em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros

Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Após analisar dez livros didáticos de português para estrangeiros, selecionamos cinco, publicados no Brasil, para este trabalho. Para a análise e avaliação desses livros nos baseamos em alguns conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos e outros, relacionados à metodologia, provenientes de teorias diversas. Os conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos foram agrupados como psico-sócio-lingüístico para mostrar a interdisciplinaridade enfatizada pela Lingüística Aplicada, necessária ao material didático para o ensino da língua estrangeira. O nosso objetivo neste trabalho foi dar uma visão sobre o estágio atual de aplicação de oito conceitos psico-sócio-lingüísticos nos livros didáticos mencionados. Analisamos então o conteúdo desses livros concluindo que o material aplica conceitos psico-sócio-lingüisticos em diferentes graus e apresenta fortes características de uma abordagem estruturalista.

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8 de setembro de 1986

Sérgio Arruda de Moura

As Utopias Negativas

Orientação: Claudius Armbruster
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho de comparação entre “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, e “1984”, de George Orwell, objetiva demonstrar como se pode compreender dois textos literários a partir de um confronto que realce identidades e diferenças de modo a detectar a estrutura ideológica que lhes é comum. Essa estrutura será referendada após se conhecer a rede de relações entre os seus elementos a partir do ponto de vista da proposta estruturalista e assim se proceder às considerações conclusivas da natureza do fazer ideológico. Está implícito, pois, o pressuposto de que a relação fundamental entre os dois textos é atravessada por algo que têm em comum. Esse comum – o ideológico que se dá a conhecer como e a partir da performance discursiva – delimita o campo onde nos orientamos no intuito de explicitar o processo peculiar que os identifica numa relação de intertextualidade formal e no modo como se firmam como manipulação criadora da palavra. Durante e ao final da discussão de todos os pontos se avulta a questão de as obras estudadas refletirem uma reincidência temática e formal relativa a uma visão antiutópica do mundo, ou de utopia negativa, dentro da qual as obras dialogam e, portanto, se adequam dentro de um estudo comparado.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE