Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

22 de outubro de 1986

Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira

O Ensino da Língua Materna como Integração de Conhecimentos Lingüísticos (Elementos de Propostas para o 1º Grau menor)

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Tendo em vista a abordagem interacional/inferencial quanto ao processo de comunicação lingüística, a noção de texto como uma ocorrência comunicativa e a leitura como um processo interativo/inferencial, focalizamos a organização interacional/inferencial do texto escrito através da análise de algumas intenções pretendidas e intenções alcançadas (inferências realizadas). Além disso, analisamos alguns marcadores de intenção/geradores de inferência. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar como o autor organiza as suas intenções e como o leitor as infere ou reconstrói. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses levantadas, possibilitando sugerir-se outras pesquisas nessa área como também novas posturas quanto ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

» Download do e-book (Formato PDF:10,9 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

16 de outubro de 1986

Maria Irandé Costa Morais Antunes

O Ensino da Língua Materna como Integração de Conhecimentos Lingüísticos (Elementos de Propostas para o 1º Grau menor)

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Pretendemos neste trabalho, indicar elementos para uma proposta de ensino da língua materna no 1° grau menor. Partimos do pressuposto de que a criança ao ingressar nesta etapa escolar, já internalizou grande parte da gramática da língua que fala. Decidimos investigar como os livros didáticos propõem as atividades de desenvolvimento da competência dessa criança, nas categorias específicas dos exercícios de gramática, da compreensão e produção de textos. Os resultados indicam que prevalece a gramática conteudística e classificatória da frase e da palavra isoladas, bem como o exercício da leitura e criação textual, sob modelos mecânicos e formais. Com o recurso às bases teóricas da Lingüística de Texto, propomos um ensino da língua materna com integração de conhecimentos lingüísticos, dirigidos para as finalidades sócio-comunicativas da língua e sua textualidade como forma natural de acontecer.

» Download do e-book (Formato PDF:9,1 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.