Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

4 de outubro de 1989

Araken Guedes Barbosa

O Ensino de Inglês nas Escolas Públicas de Recife: uma contextualização duvidosa?

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O objetivo deste trabalho é o estudo da contextualização, a qual associamos à competência comunicativa, capacidade que permite aos aprendizes saberem o que dizer, a quem, como, onde e quando. Baseando-nos em trabalhos recentes de autores no campo da lingüística aplicada ao ensino de línguas, procuramos sintetizar cuidadosamente nossas idéias, centrando a pesquisa em um problema local que consideramos relevante. Uma sondagem foi feita em escolas estaduais da área urbana de Recife, onde se aplicou um questionário sobre a metodologia utilizada em sala de aula pelos professores de língua inglesa. Os resultados foram analisados à luz do princípio de competência comunicativa e constatamos realmente a necessidade de uma maior contextualização nas atividades de sala de aula. Além disso, oferecemos sugestões para o professor de língua estrangeira utilizar em atividades de classe mais contextualizadas, que acreditamos possibilitar um desempenho comunicacional satisfatório e uma aprendizagem mais rápida e eficiente.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: