A Abordagem Intercultural no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa o grau de competência sociolingüística e discursiva de aprendizes de língua francesa após 220 horas de aula pelo método archipel (livro 1), tendo como suporte produções escritas elaboradas individualmente, com a finalidade de simular um diálogo sobre o tema a compra ou aluguel de um imóvel. Para proceder ao estudo do corpus foram adaptados pressupostos e conceitos da sociolingüística (níveis e registros de formalidades e polidez), da lingüística de texto (coesão e elementos extralingüísticos da coerência), da etnografia da comunicação (competência comunicativa, situação de comunicação). A análise das produções evidenciou um grau elevado de inadequação cultural ao contexto sociocultural francês. A partir destes resultados, a autora sugere que, nas abordagens comunicativas de línguas estrangeiras modernas, seja dada maior ênfase à utilização de documentos autênticos diversificados; a exploração desses materiais propiciará a transformação da sala de aula num espaço intercultural e interdisciplinar, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão e aquisição do elemento cultural na aprendizagem.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
21 de dezembro de 1992
14 de dezembro de 1992
João Gomes da Silva Neto
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Letras Digitais
Discurso Masculino, Percurso Feminino: um estudo sobre “O Cortiço”
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as representações literárias da feminilidade em “O Cortiço”. Para isso, analisamos como o narrador constrói a imagem da mulher, mediante os preceitos do Naturalismo literário e a historicidade do romance: suas personagens femininas circulam na paisagem carioca do final do século XIX, orientadas por valores patriarcais, colonialistas e racistas, típicos da época. A mulher, em seus papéis sociais, está também condicionada à normatização ideológica da família, considerados os padrões burgueses e capitalistas que, na época, orientavam os idéias de decência e progresso. Marcadas pelo determinismo que fundamenta o pensamento naturalista, as representações da feminilidade são articuladas em função de esquemas simbólicos maniqueístas, associados ao dinheiro, à raça e ao sexo. Situada no plano negativo e maligno do imaginário, a imagem literária da mulher é uma síntese do prazer e do sofrimento: ameaça constante ao poder instituído, ideologicamente identificado com as representações da masculinidade veiculadas pelo discurso do narrador.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as representações literárias da feminilidade em “O Cortiço”. Para isso, analisamos como o narrador constrói a imagem da mulher, mediante os preceitos do Naturalismo literário e a historicidade do romance: suas personagens femininas circulam na paisagem carioca do final do século XIX, orientadas por valores patriarcais, colonialistas e racistas, típicos da época. A mulher, em seus papéis sociais, está também condicionada à normatização ideológica da família, considerados os padrões burgueses e capitalistas que, na época, orientavam os idéias de decência e progresso. Marcadas pelo determinismo que fundamenta o pensamento naturalista, as representações da feminilidade são articuladas em função de esquemas simbólicos maniqueístas, associados ao dinheiro, à raça e ao sexo. Situada no plano negativo e maligno do imaginário, a imagem literária da mulher é uma síntese do prazer e do sofrimento: ameaça constante ao poder instituído, ideologicamente identificado com as representações da masculinidade veiculadas pelo discurso do narrador.
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28 de setembro de 1992
Eugênia Maria Carneiro de Carvalho
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Letras Digitais
Eça de Queirós: confronto entre teoria e prática realistas
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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28 de agosto de 1992
Virgínia Colares Soares Figueirêdo Alves
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Letras Digitais
A Decisão Interpretativa da Fala em Depoimentos Judiciais
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi e Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho busca demonstrar que a consignação de depoimentos judiciais decorre de decisões interpretativas efetuadas durante a tomada dos depoimentos. Os dados aqui analisados foram coletados durante audiências de instrução e julgamento na Justiça pernambucana. A análise subdivide-se em dois estágios: o primeiro, observacional, que compreende a descrição etnográfica do evento e a tomada de depoimento; o segundo, descritivo-explicativo, que culmina com a classificação das transformações processadas a partir do depoimento, no ato da elaboração do documento da audiência. As análises realizadas evidenciam que o registro escrito do depoimento oral apresenta certas discrepâncias sob o ponto de vista proposicional (no plano do conteúdo) atribuíveis às condições de produção da fala, já que a própria estrutura do evento impõe mediação do texto-depoimento para o texto-documento. Essa passagem implica processos de organização da textualidade que possibilitam decisões interpretativas.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi e Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho busca demonstrar que a consignação de depoimentos judiciais decorre de decisões interpretativas efetuadas durante a tomada dos depoimentos. Os dados aqui analisados foram coletados durante audiências de instrução e julgamento na Justiça pernambucana. A análise subdivide-se em dois estágios: o primeiro, observacional, que compreende a descrição etnográfica do evento e a tomada de depoimento; o segundo, descritivo-explicativo, que culmina com a classificação das transformações processadas a partir do depoimento, no ato da elaboração do documento da audiência. As análises realizadas evidenciam que o registro escrito do depoimento oral apresenta certas discrepâncias sob o ponto de vista proposicional (no plano do conteúdo) atribuíveis às condições de produção da fala, já que a própria estrutura do evento impõe mediação do texto-depoimento para o texto-documento. Essa passagem implica processos de organização da textualidade que possibilitam decisões interpretativas.
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21 de agosto de 1992
Ladjane Maria Farias de Souza
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Letras Digitais
A Conversão da Desordem: leitura do imaginário de “Poemas” de Murilo Mendes
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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18 de agosto de 1992
Aldir Santos de Paula
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Letras Digitais
Poyanawa, a Língua dos Índios da Aldeia Barão: fonologia e aspectos fonológicos e morfológicos
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguíistica
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a fonologia e alguns aspectos da morfologia da língua Poyanáwa, família Pano, que é falada por aproximadamente doze índios da aldeia Barão, no município de Mâncio Lima, Estado do Acre. A nível segmental será apresentado o inventario consonantal e vocálico (fonético e fonêmico) e a nível supra-segmental o padrão acentual. Os padrões silábicos da língua, assim como alguns aspectos morfológicos: estruturas nominal, verbal e pronominal serão analisadas. Esperando oferecer um retorno de cunho social à nação Poyanáwa, será apresentada uma proposta de alfabeto que, possivelmente, irá de encontro aos anseios do grupo nas áreas educacional e cultural.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguíistica
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a fonologia e alguns aspectos da morfologia da língua Poyanáwa, família Pano, que é falada por aproximadamente doze índios da aldeia Barão, no município de Mâncio Lima, Estado do Acre. A nível segmental será apresentado o inventario consonantal e vocálico (fonético e fonêmico) e a nível supra-segmental o padrão acentual. Os padrões silábicos da língua, assim como alguns aspectos morfológicos: estruturas nominal, verbal e pronominal serão analisadas. Esperando oferecer um retorno de cunho social à nação Poyanáwa, será apresentada uma proposta de alfabeto que, possivelmente, irá de encontro aos anseios do grupo nas áreas educacional e cultural.
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6 de agosto de 1992
Angela Paiva Dionisio
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Letras Digitais
A Interação nas Narrativas Orais
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho dedica-se ao estudo das estratégias interacionais utilizadas pelos interlocutores no processo de construção de narrativas espontâneas em conversas naturais. As narrativas analisadas foram produzidas por falantes analfabetos, moradores de uma comunidade semi-isolada do interior da Paraíba. Após uma investigação comparativa entre as modalidades narrativas e as categorias étnicas da comunidade, centralizaram-se as análises nas estratégias interacionais empregadas pelo narrador e pela audiência. Os narradores recorrem a três estratégias: (a) o ato de narrar em si, (b) a organização tópica dos blocos narrativos e (c) as ações narrativas. A audiência, por sua vez, comporta dois tipos de interlocutores, que apóiam o narrador, manifestam oito tipos de apoio: (a) apoio pelo endosso, (b) apoio pela repetição, (c) apoio pela avaliação, (d) apoio pela complementação, (e) apoio pela suplementação, (f) apoio pela indagação, (g) apoio pela resposta e (h) apoio pela explicação. Já o ouvinte contribui pelo monitoramento do discurso do narrador e pelo incentivo a terminar a estória. Conclui-se que (a) o texto narrativo é co-produzido, (b) as funções desempenhadas pelos falantes estão diretamente relacionadas com as contribuições por estes realizadas e (c) a distinção entre formas e funções das contribuições da audiência não possui limites estanques, pois se constata a co-ocorrência de estratégias interacionais do ouvinte e do falante secundário numa mesma intervenção.
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Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho dedica-se ao estudo das estratégias interacionais utilizadas pelos interlocutores no processo de construção de narrativas espontâneas em conversas naturais. As narrativas analisadas foram produzidas por falantes analfabetos, moradores de uma comunidade semi-isolada do interior da Paraíba. Após uma investigação comparativa entre as modalidades narrativas e as categorias étnicas da comunidade, centralizaram-se as análises nas estratégias interacionais empregadas pelo narrador e pela audiência. Os narradores recorrem a três estratégias: (a) o ato de narrar em si, (b) a organização tópica dos blocos narrativos e (c) as ações narrativas. A audiência, por sua vez, comporta dois tipos de interlocutores, que apóiam o narrador, manifestam oito tipos de apoio: (a) apoio pelo endosso, (b) apoio pela repetição, (c) apoio pela avaliação, (d) apoio pela complementação, (e) apoio pela suplementação, (f) apoio pela indagação, (g) apoio pela resposta e (h) apoio pela explicação. Já o ouvinte contribui pelo monitoramento do discurso do narrador e pelo incentivo a terminar a estória. Conclui-se que (a) o texto narrativo é co-produzido, (b) as funções desempenhadas pelos falantes estão diretamente relacionadas com as contribuições por estes realizadas e (c) a distinção entre formas e funções das contribuições da audiência não possui limites estanques, pois se constata a co-ocorrência de estratégias interacionais do ouvinte e do falante secundário numa mesma intervenção.
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13 de julho de 1992
Ruy Matos e Ferreira
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Letras Digitais
Aspectos Inovadores em Nós, os do Makulusu de José Luandino Vieira
Orientação: Sabine Moiller-Zeidler
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação realiza uma análise da narrativa “Nós”, escritor angolano José Luandino Vieira, como fim de delimitar certas características presentes na obra que estão em sintonia com algumas das mais importantes tendências evolutivas da literatura contemporânea. Apesar de ter obras traduzidas nas mais importantes línguas ocidentais, José Luandino Vieira é pouco conhecido no Brasil como também o é toda Literatura Angolana, em razão disto este trabalho principia com uma apresentação rápida do contexto literário angolano especialmente sua formação e suas particularidades. Em seguida, em outro capítulo é empreendida uma apreciação de diversas formas de abordagem das obras literárias produzidas no séc. XX, e certas inovações que estas apresentam. Além disto também são discutidas neste capítulo a adequação das concepções teóricas de Mikhtin para a compreensão deste tipo de obras e a definição genérica de Nós, os do Makulusu como romance. A análise dos aspectos inovadores da narrativa é realizada nos capítulos seguintes. E, por fim, na conclusão do trabalho e comentada a relação de todos os aspectos analisados com uma crítica à concepção linear da história, destacando-se a forma singular que esta crítica adquire na obra de José Luandino Vieira.
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Orientação: Sabine Moiller-Zeidler
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação realiza uma análise da narrativa “Nós”, escritor angolano José Luandino Vieira, como fim de delimitar certas características presentes na obra que estão em sintonia com algumas das mais importantes tendências evolutivas da literatura contemporânea. Apesar de ter obras traduzidas nas mais importantes línguas ocidentais, José Luandino Vieira é pouco conhecido no Brasil como também o é toda Literatura Angolana, em razão disto este trabalho principia com uma apresentação rápida do contexto literário angolano especialmente sua formação e suas particularidades. Em seguida, em outro capítulo é empreendida uma apreciação de diversas formas de abordagem das obras literárias produzidas no séc. XX, e certas inovações que estas apresentam. Além disto também são discutidas neste capítulo a adequação das concepções teóricas de Mikhtin para a compreensão deste tipo de obras e a definição genérica de Nós, os do Makulusu como romance. A análise dos aspectos inovadores da narrativa é realizada nos capítulos seguintes. E, por fim, na conclusão do trabalho e comentada a relação de todos os aspectos analisados com uma crítica à concepção linear da história, destacando-se a forma singular que esta crítica adquire na obra de José Luandino Vieira.
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12 de maio de 1992
Fátima Maria Elias Ramos
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O Processamento Icônico-Verbal de Textos Humorísticos por Universitários
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa o processo de leitura numa visão interativa entre o leitor-autor mediado pelo texto, bem como os fatores lingüísticos e extralingüísticos que influem na compreensão de textos icônicos-verbais. Para a realização da pesquisa, escolheram-se dois textos de autoria do cartunista Miguel Paiva sobre a família happy days, publicados anos atrás na revista Isto É. Para a elicitação dos dados, utilizou-se a técnica de protocolos verbais que foi aplicada aos vinte universitários selecionados do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Em face da análise das produções dos alunos, ficou evidenciado neste trabalho que o processamento de um texto simultaneamente icônico-verbal favorece ao aluno uma melhor compreensão textual. A partir dos resultados obtidos, a autora sugere que a escola elabore propostas pedagógicas alternativas que incluam em suas ações a articulação intersemiótica das diversas formas de linguagem, como um ponto de partida para a produção do saber e a busca constante do conhecimento interdisciplinarmente motivado.
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Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa o processo de leitura numa visão interativa entre o leitor-autor mediado pelo texto, bem como os fatores lingüísticos e extralingüísticos que influem na compreensão de textos icônicos-verbais. Para a realização da pesquisa, escolheram-se dois textos de autoria do cartunista Miguel Paiva sobre a família happy days, publicados anos atrás na revista Isto É. Para a elicitação dos dados, utilizou-se a técnica de protocolos verbais que foi aplicada aos vinte universitários selecionados do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Em face da análise das produções dos alunos, ficou evidenciado neste trabalho que o processamento de um texto simultaneamente icônico-verbal favorece ao aluno uma melhor compreensão textual. A partir dos resultados obtidos, a autora sugere que a escola elabore propostas pedagógicas alternativas que incluam em suas ações a articulação intersemiótica das diversas formas de linguagem, como um ponto de partida para a produção do saber e a busca constante do conhecimento interdisciplinarmente motivado.
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