Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

10 de dezembro de 1993

Carlos Alberto Domingues do Nascimento

A conversação na psicose infantil: uma análise da organização tópica

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho objetiva o estudo da organização tópica da conversação de sujeitos portadores de Distúrbios Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. Para tanto, analisamos um corpus de duas adolescentes que precocemente - aos dois anos - apresentaram este distúrbio. São abordadas duas propriedades do tópico discursivo: a centração e a progressão tópica. Para a primeira recorremos aos pré-requisitos que asseguram o estabelecimento do tópico: l - captação da atenção, 2 clareza, da articulação, 3 - identificação dos referentes e 4 -identificação da relação semântica entre os referentes. Em relação a segundo, definimos uma estrutura de participação em que observamos três papéis: falante primário, falante secundário e ouvinte. Estes estão relacionados à execução das açoes tópicas, das formas de apoio e dos sinais de atenção, respectivamente. Os resultados obtidos mostram que o participante psicótico além dos componentes da organização tópica de conversações não-psicótieas, apresentam alguns componentes que parecem característicos ao seu desempenho: l - cisma, 2 - referenciação descontextualizada, 3 reação irrelevante e 4 - quebra de tópico. Os três primeiros relacionam-se a centração e o segundo a progressão tópica. Concluímos que a organização tópica da conversação psicótica apresenta uma combinação dos componentes usados na conversação não-psicótica com aqueles que lhes são peculiares, desta forma, temos uma conversação cujo desenvolvimento é marcado pelo envolvimento/não-envolvimento e pela coopersção/não-cooperação.


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