Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

20 de dezembro de 1993

Dilma Tavares Luciano

O Papel dos Padrões Entoacionais na Fala do Professor na Organização do Discurso em Sala de Aula

Orientação: Marígia Ana Viana de Moura
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho investiga os padrões entoacionais na fala do professor no fornecimento de pistas para a organização do discurso na interação. Foi utilizado para análise, o texto verbal produzido em duas aulas de língua inglesa no terceiro grau. Centralizando-se as análises na impressão tonal sobre os elementos responsáveis pela indicação da intenção comunicativa do professor na organização e na progressão do conteúdo da aula. A observação dos tons amplia a definição dos marcadores de fronteira da teoria sinclaireana (1982) bem como modifica o modelo de Sinclaire no tocante a segmentação dos enunciados. São consideradas as anuidades tonais da teoria interacional do tom de Brazil (1985). Os aspectos organizacionais que servem à análise dos tons são: as molduras de abertura e fechamento, o foco, o início e as transações. Seguem-se os seguintes passos: (a) agrupamento das ocorrências de moldura de abertura com tons informativos (p), alusivos (r) e neutros (o); (b) listagem dos fechamentos que não apresentam molduras; e (c) análise por grupo de tom das implicações interacionais decorrentes dessas escolhas tonais. Conclui-se que o tom participa da organização da informação auxiliando a coerência do discurso que conduz ao melhor aproveitamento das informações negociadas na interação.

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