Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

16 de dezembro de 1994

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo

A Formulação Textual na Explicação de Textos Acadêmicos por Universitários

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este estudo trata de aspectos da formulação textual na explicação de textos por universitários em dois contextos de fala acadêmica – a discussão preparatória entre alunos e a exposição em sala de aula. A perspectiva analítica adotada, exposta no capítulo 2, reúne basicamente contribuições da Análise da Conversação, da Etnografia da Comunicação e da Lingüística de Texto. Embora haja uma busca para os padrões recorrentes no corpus, a análise é basicamente qualitativa. O trabalho está organizado da seguinte forma: como background para a discussão nos capítulos subseqüentes, o capítulo 3 descreve, do ponto de vista microetnográfico, a organização geral dos dois tipos de evento, cujos participantes têm como objetivo central fazer compreender as informações que foram apreendidas durante a leitura de textos acadêmicos. Essa descrição põe em relevo a relação entre as condições de produção da fala e a estrutura de participação. Uma vez descrita a organização geral de cada tipo de evento, são analisadas as repercussões da estrutura de participação sobre os níveis da organização discursiva, informacional e textual-interativa dos referidos eventos. Com efeito, o capítulo 4 descreve a organização das seqüências explicativas, nível em que são analisados os elementos discursivos e lingüísticos que servem normalmente à expressão da explicação, nos dois tipos de evento; o capítulo 5 descreve os modos de condução dos tópicos agendados em ambos os tipos de evento. Nesse nível, acentua-se a demonstração das ocorrências de manipulação dos assuntos nas fronteiras tópicas, bem como a indicação das ações sinalizadas e não sinalizadas. O capítulo 6 investiga a freqüência e o funcionamento, em seqüências explicativas, de três atividades de formulação textual-interativa – a repetição, a paráfrase e a correção – e sua relação com o tipo de evento. Os resultados da análise apontam para a seguinte conclusão geral: os níveis da organização discursiva da explicação e da organização textual-interativa se apresentam como os mais relevantes enquanto fornecedores das diferenças específicas, quando correlacionados com as estruturas de participação dos tipos de evento pesquisados. Quanto às possíveis decorrências deste estudo, salienta-se, no plano teórico-analítico, a sua importância para a sistematização de uma tipologia dos textos orais produzidos em eventos institucionais. No plano pedagógico, este estudo pretende ser um argumento válido em favor de uma pedagogia da oralidade na sala de aula, alternativa capaz de fazer vir à tona as questões relativas aos níveis de oralidade e às relações entre a oralidade e a escrita do alunado.

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