Tipos e Funções da Repetição: estudo em aulas de Espanhol para brasileiros
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta reflexão surge no bojo do trabalho do autor ao ensinar o espanhol como língua estrangeira para traçar um esboço do funcionamento pluridimensional da repetição. Tenta arquitetar as mais variadas e recorrentes manifestações de repetição, identificadas na transcrição de conversações ocorridas durante seis aulas gravadas no Centro Cultural Brasil Espanha do Recife, com o intuito de estabelecer uma tipologia funcional do fenômeno, que se junte à do Prof. Marcuschi (1992ª). Tenciona, também, contribuir para precisar a influência da repetição na interação verbal em sala de aula. Busca, ainda, ampliar a consciência da significação para a conversação da assimetria relacional que marca o contexto escolar; para tanto, na análise de casos concretos, aporta observações de cunho etnográfico. Espera-se apontar regularidades que sejam como que degraus de aproximação à compreensão da melhor utilização da linguagem. Quer, igualmente, insurgir-se contra diversas formas de estigmatização a que se vê submetida à repetição no âmbito escolar. A especificidade do corpus analisado favorece a uma maior incidência da repetição nos âmbitos interativo, de formulação e de compreensão, e no do tópico, quando metalinguagem. As repetições se apresentam como sistematizáveis e essenciais à fala. Surgem indicações – que não serão exploradas aqui – que apontam para o potencial valor analítico da tipologia construída, como instrumento revelador da realidade pedagógica. No trabalho descritivo emerge com força a exigência de enfrentar a indicação da plurifuncionalidade concomitante que transparece na interação verbal. Apesar das limitações, pensa-se no trabalho como uma contribuição para alargar o leque das pesquisas realizadas, a partir da análise da conversação, no âmbito da lingüística aplicada ao ensino de língua estrangeira.
» Download do e-book (Formato PDF:14,2 MB)
Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
30 de junho de 1995
26 de junho de 1995
Maria das Graças Soares Rodrigues
Postado por
Letras Digitais
Algumas Marcas da Oralidade na Produção Textual Escrita de Alunos 4ª e 5ª Séries
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar os fatores que dificultam a produção de textos escritos, no contexto escolar, de acordo com as exigências dessa modalidade. Para tanto, fizemos a análise de um corpus constituído de redações de alunos de 4ª e 5ª séries de uma escola estadual situada na periferia de Natal. Partimos da hipótese de que um dos fatores responsáveis pelos problemas das redações escolares é a interferência das condutas dialógicas na produção monológica escrita de 4ª e 5ª séries. A pesquisa teve como suporte teórico, principalmente, estudos realizados sobre textos dialógicos conversacionais, tendo em vista a influência da oralidade na produção textual escrita das primeiras séries do 1º Grau. No corpus foram identificados mecanismos da modalidade falada da língua – alta freqüência dos conectivos –“e”, “que” e “mas”, envolvimento do falante consigo mesmo, com o interlocutor e com o conteúdo, descontinuidade temática. Pudemos constatar ainda a extrema heterogeneidade dos gêneros discursivos na produção escolar: os alunos desconhecem a macro-estrutura de cada gênero discursivo, escrevendo como se estivessem participando de um diálogo. Por último, propusemos um novo tratamento para a redação no contexto escolar, a partir da Pedagogia Freinet, no que concerne ao texto livre e sua reelaboração.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar os fatores que dificultam a produção de textos escritos, no contexto escolar, de acordo com as exigências dessa modalidade. Para tanto, fizemos a análise de um corpus constituído de redações de alunos de 4ª e 5ª séries de uma escola estadual situada na periferia de Natal. Partimos da hipótese de que um dos fatores responsáveis pelos problemas das redações escolares é a interferência das condutas dialógicas na produção monológica escrita de 4ª e 5ª séries. A pesquisa teve como suporte teórico, principalmente, estudos realizados sobre textos dialógicos conversacionais, tendo em vista a influência da oralidade na produção textual escrita das primeiras séries do 1º Grau. No corpus foram identificados mecanismos da modalidade falada da língua – alta freqüência dos conectivos –“e”, “que” e “mas”, envolvimento do falante consigo mesmo, com o interlocutor e com o conteúdo, descontinuidade temática. Pudemos constatar ainda a extrema heterogeneidade dos gêneros discursivos na produção escolar: os alunos desconhecem a macro-estrutura de cada gênero discursivo, escrevendo como se estivessem participando de um diálogo. Por último, propusemos um novo tratamento para a redação no contexto escolar, a partir da Pedagogia Freinet, no que concerne ao texto livre e sua reelaboração.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
16 de junho de 1995
Eugênia Maria Simões Cezar Menezes
Postado por
Letras Digitais
O Duplo Registro em Osman Lins: trajeto do real ao imaginário
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O trabalho pretendeu, em primeiro plano, fazer uma aproximação entre Literatura e Sociologia, através de uma abordagem interdisciplinar que apreendesse a realidade de forma holística. A nível específico, tencionou apresentar a crítica social contida na obra de Osman Lins, destacando o papel do artista na sociedade. O alcance desses objetivos foi programado através de uma aproximação temática entre ensaios – “Guerra sem Testemunhas”, “Do Ideal e da Glória”, “Evangelho na Taba”, e o romance “A Rainha dos Cárceres da Grécia”, este representando a obra ficcional do autor. Trabalhamos com a hipótese de que a visão de mundo do autor, condicionada por valores e vivências, influencia sua obra seja ao atuar como ator social movido por visão ideológica da realidade, seja ao delegar sua fala a personagens. Essa proposta chegou a termo em sua totalidade. No plano teórico/metodológico, a pesquisa apóia-se em esquema desenvolvido por Bordieu, atinente ao campo literário e sua relação com o espaço social. Acrescenta-se a incorporação de um conhecimento comum, o que veio a ser de fundamental importância na definição da metodologia adotada. Esta utiliza, como instrumental interpretativo, os saberes erudito e popular, permitindo o uso simultâneo de várias fontes de conhecimento. Sem prejuízo, acreditamos, de sua clareza e credibilidade. Intencionalmente dispensamos, na parte introdutória, o relato detalhado dos ajustes entre o programado e o executado. As decisões metodológicas são explicitadas em pé de página, no lugar e no momento de sua ocorrência, o que nos parece melhor caracterizar o processo de descobertas. O fato mais relevante a registrar decorreu da própria dinâmica da pesquisa. Esta teve seu escopo ampliado, no nível do objetivo específico, quando tornou-se evidente, na obra osmaniana, que imaginário e referencial histórico aparecem geminados, dificultando o cotejo entre ensaio e ficção (o duplo registro do título). Encontramos um filão rico e sedutor, e sua descoberta não impedia a finalização do texto. No entanto, escolhemos outro caminho, se mais trabalhoso, profundamente interessante, determinado pelo bibliográfico e elaboramos nova hipótese: a de que não há descontinuidade nos textos produzidos por Osman Lins, sendo a construção do sentido solidária entre as duas vertentes (daí nasceu o subtítulo). A decisão possibilitou oferecer pistas e sugestões – certamente não de todo inéditas – a cientistas sociais interessados na abordagem proposta, em metodologia interdisciplinar e na obra do escritor pernambucano.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O trabalho pretendeu, em primeiro plano, fazer uma aproximação entre Literatura e Sociologia, através de uma abordagem interdisciplinar que apreendesse a realidade de forma holística. A nível específico, tencionou apresentar a crítica social contida na obra de Osman Lins, destacando o papel do artista na sociedade. O alcance desses objetivos foi programado através de uma aproximação temática entre ensaios – “Guerra sem Testemunhas”, “Do Ideal e da Glória”, “Evangelho na Taba”, e o romance “A Rainha dos Cárceres da Grécia”, este representando a obra ficcional do autor. Trabalhamos com a hipótese de que a visão de mundo do autor, condicionada por valores e vivências, influencia sua obra seja ao atuar como ator social movido por visão ideológica da realidade, seja ao delegar sua fala a personagens. Essa proposta chegou a termo em sua totalidade. No plano teórico/metodológico, a pesquisa apóia-se em esquema desenvolvido por Bordieu, atinente ao campo literário e sua relação com o espaço social. Acrescenta-se a incorporação de um conhecimento comum, o que veio a ser de fundamental importância na definição da metodologia adotada. Esta utiliza, como instrumental interpretativo, os saberes erudito e popular, permitindo o uso simultâneo de várias fontes de conhecimento. Sem prejuízo, acreditamos, de sua clareza e credibilidade. Intencionalmente dispensamos, na parte introdutória, o relato detalhado dos ajustes entre o programado e o executado. As decisões metodológicas são explicitadas em pé de página, no lugar e no momento de sua ocorrência, o que nos parece melhor caracterizar o processo de descobertas. O fato mais relevante a registrar decorreu da própria dinâmica da pesquisa. Esta teve seu escopo ampliado, no nível do objetivo específico, quando tornou-se evidente, na obra osmaniana, que imaginário e referencial histórico aparecem geminados, dificultando o cotejo entre ensaio e ficção (o duplo registro do título). Encontramos um filão rico e sedutor, e sua descoberta não impedia a finalização do texto. No entanto, escolhemos outro caminho, se mais trabalhoso, profundamente interessante, determinado pelo bibliográfico e elaboramos nova hipótese: a de que não há descontinuidade nos textos produzidos por Osman Lins, sendo a construção do sentido solidária entre as duas vertentes (daí nasceu o subtítulo). A decisão possibilitou oferecer pistas e sugestões – certamente não de todo inéditas – a cientistas sociais interessados na abordagem proposta, em metodologia interdisciplinar e na obra do escritor pernambucano.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE