Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

26 de junho de 1995

Maria das Graças Soares Rodrigues

Algumas Marcas da Oralidade na Produção Textual Escrita de Alunos 4ª e 5ª Séries

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar os fatores que dificultam a produção de textos escritos, no contexto escolar, de acordo com as exigências dessa modalidade. Para tanto, fizemos a análise de um corpus constituído de redações de alunos de 4ª e 5ª séries de uma escola estadual situada na periferia de Natal. Partimos da hipótese de que um dos fatores responsáveis pelos problemas das redações escolares é a interferência das condutas dialógicas na produção monológica escrita de 4ª e 5ª séries. A pesquisa teve como suporte teórico, principalmente, estudos realizados sobre textos dialógicos conversacionais, tendo em vista a influência da oralidade na produção textual escrita das primeiras séries do 1º Grau. No corpus foram identificados mecanismos da modalidade falada da língua – alta freqüência dos conectivos –“e”, “que” e “mas”, envolvimento do falante consigo mesmo, com o interlocutor e com o conteúdo, descontinuidade temática. Pudemos constatar ainda a extrema heterogeneidade dos gêneros discursivos na produção escolar: os alunos desconhecem a macro-estrutura de cada gênero discursivo, escrevendo como se estivessem participando de um diálogo. Por último, propusemos um novo tratamento para a redação no contexto escolar, a partir da Pedagogia Freinet, no que concerne ao texto livre e sua reelaboração.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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