Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

29 de julho de 1995

Nadja Maria Vieira

Interação e Linguagem de Crianças com Síndrome de Down

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O presente trabalho tem como conteúdo uma investigação sobre a interação e linguagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Procuramos enfatizar a identificação e elementos e processos lingüísticos que permitem avaliar a interdependência dos papéis de falante e ouvinte; é uma análise da habilidade para adequação da fala da criança com SD em função da mudança de ouvinte (adulto ou criança mais jovem), e da sua competência conversacional. Para isto aplicamos basicamente parâmetros teóricos e metodológicos de duas pesquisas: a) de Shatz & Gelaman (1974), para uma análise quantitativa, destacando aspectos como Tamanho Médio do Enunciado (TME) e a Variação de Categorias Morfossintáticas preestabelecidas, em função de diferentes ouvintes e b) de Ochs e Shieffelin (1983) para uma análise qualitativa destacando a presença de Categorias de Endereçamento do falante com SD a diferentes ouvintes e do tipo de Operações com Referentes, observando o aspecto da negociação semântica através da repetição ou substituição de referentes. O resultado das análises dos dados indicou uma menor quantidade e complexidade da fala dirigida ao adulto. As formas de endereçamento e operação com referentes, definidas a partir dos dados de Ochs e Shieffelin (1983) de crianças “normais” também estive presente nos dados analisados aqui, levando-nos à conclusão que existiram certas semelhanças entre o desenvolvimento da competência conversacional de pessoas "normais" e com SD.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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