Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

9 de outubro de 1995

Marcos Araújo Bagno

A Luta Desigual: mito e realidade nos livros didáticos de língua portuguesa

Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta dissertação traz os resultados de uma crítica, sob a ótica da Sociolingüística, dos livros didáticos de língua portuguesa nos tópicos e exercícios relacionados à fonética/ fonologia. Verificou-se que nestes livros impera a visão tradicional de que a língua escrita tem status muito mais elevado como objeto de estudo do que a língua oral. Neles dá-se exagerada importância aos aspectos ortográficos e exige-se que a fala reflita fielmente a forma escrita, desprezando-se por completo o fenômeno da variação lingüística em todos os seus níveis (social, histórico, geográfico, etário, étnico etc.). A pesquisa tratou de revelar os mitos e preconceitos que configuram o ideal de uma língua portuguesa que os autores dos livros didáticos tentam impor. Identificaram-se assim, entre outros, o mito da unidade lingüística do Brasil, o mito da alfabetização como panacéia para os problemas sociais, o mito da deficiência verbal dos falantes de português não-padrão, que acarreta o preconceito contra toda norma de português diferente da literária. Como reação a essa forma tradicional de encarar o fenômeno da variação, o autor propõe “aulas” de português não-padrão para educadores recorrendo sobretudo a técnicas histórico-comparativas para tratar os temas abordados.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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