Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

21 de junho de 1996

Marise Adriana Mamede Galvão

A Organização Tópica em Sala de Aula de Língua Inglesa

Orientação: Kazue Saito Monteiro de Barros
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Essa dissertação se refere à organização tópica em interações com características diferenciadas em sala de aula de língua inglesa. A perspectiva de análise adotada reúne contribuições da microetnografia e da análise da conversação. Sendo um estudo de caráter essencialmente qualitativo, de perspectiva indutiva, buscam-se padrões recorrentes na análise do corpus. O trabalho está organizado a partir de uma descrição do evento aula, do ponto de vista da microetnografia. Nessa descrição classificam-se as interações em sala de aula de língua inglesa, conforme o foco de atenção, os objetivos acadêmicos e a abordagem de ensino. Para se proceder a análise do corpus desse trabalho discute-se sobre a noção de tópico e adota-se a perspectiva de tópico discursivo como ação tópica. Verificam-se as ocorrências de ações tópicas nas interações, correlacionam-se as ações e observa-se a co-ocorrência de ações tópicas e estruturas formais no desenvolvimento do tópico em sala de aula. Por último, corrobora-se a questão do controle em sala de aula, resultante da análise da organização tópica nas diferentes interações. Os resultados da análise apontaram a existência de uma correlação entre organização tópica e aulas com características diferenciadas. Como decorrência, torna-se patente o maior ou menor controle do professor em sala de aula.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE