Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de agosto de 1996

Mônica Fontana

O Percurso do Sentido nas Histórias em Quadrinhos

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Sob o título O Percurso do Sentido nas Histórias em Quadrinhos, esta dissertação de mestrado pretende assinalar a faceta multidisciplinar que caracteriza a linguagem dos quadrinhos e a necessidade de se entender a história em quadrinhos enquanto meio de comunicação e, ao mesmo tempo, enquanto forma de expressões artística. Enquanto meio de comunicação, procuramos mostrar que os quadrinhos possuem um código independente e específico que abrange tanto elementos iconográficos como elementos lingüísticos. Estes elementos são agenciados em função de um princípio centralizador que se articula segundo duas direções precisas: a informação e a estética. Enquanto forma de expressão artística, os quadrinhos mantém um diálogo dinâmico e estimulante com outras artes como a literatura, tem em comum não apenas o texto em si mas a estrutura narrativa que muitas vezes se assemelha ao conto ou à crônica. Com o cinema, a narração através de seqüências de imagens. Com o Teatro, a ação dialogada e o recurso dramático da expressão corporal. Das artes plásticas ou gráficas - pintura, ilustração, fotografia - os quadrinhos se aproximam através do caráter icônico de sua linguagem, estruturado em símbolos analógicos, motivados pela percepção sensorial de linhas, formas e volumes que serão interpretados mediante uma aprendizagem. A nosso ver, o que caracteriza os quadrinhos é sua natureza de arte seqüencial que busca integrar vários tipos de linguagem numa mensagem estética organizada com recursos e conjuntos de palavras e imagens. Desta interação resulta uma linguagem própria, original e cheia de possibilidades.

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23 de agosto de 1996

Maria José de Matos Luna

A Elipse como Fator Coesivo Textual: uma análise em redações na COVEST/93

Orientação: Gilda Maria Lins de Araújo
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar o emprego da elipse como fator de coesão textual, em redações da comissão do vestibular do Estado de Pernambuco (COVEST-PE/93), a partir de uma análise contrastiva entre gramáticos e lingüistas. Partindo-se da hipótese de que o uso inadequado da elipse poderia resultar em um texto falho em clareza, passamos à marcação e à análise das ocorrências evidenciadas em cinco redações de cada um dos dezesseis grupos nos quais estão distribuídos os cursos oferecidos pela UFPE e UFRPE. Antes, porém, contemplamos um histórico sobre a prática redacional no Brasil, enfocando, particularmente, a experiência da COVEST. Levantamos contribuições ao ensino da pesquisa universitária e relacionamos, ainda, o vestibular ao ensino de 1º e 2º graus, uma vez que o desempenho inadequado do vestibulando teria suas causas primeiras nestes níveis de ensino. Neste sentido, foi feita uma revisão crítica da proposta curricular da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco que culminou na oferta de subsídios complementares à prática pedagógica. Como resultado da análise, podemos afirmar que os fenômenos gramaticais não são suficientes para explicar os casos em que a elipse é usada de forma inadequada. Concluímos que a elipse não possui apenas função estilística, como postulam os gramáticos. Nela ocorre a pressuposição do termo omitido, recuperável a nível de palavras e de estruturas. Ela opera como fator de coesão textual, conforme postulam os teóricos funcionalistas.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE