Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de agosto de 1996

Mônica Fontana

O Percurso do Sentido nas Histórias em Quadrinhos

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Sob o título O Percurso do Sentido nas Histórias em Quadrinhos, esta dissertação de mestrado pretende assinalar a faceta multidisciplinar que caracteriza a linguagem dos quadrinhos e a necessidade de se entender a história em quadrinhos enquanto meio de comunicação e, ao mesmo tempo, enquanto forma de expressões artística. Enquanto meio de comunicação, procuramos mostrar que os quadrinhos possuem um código independente e específico que abrange tanto elementos iconográficos como elementos lingüísticos. Estes elementos são agenciados em função de um princípio centralizador que se articula segundo duas direções precisas: a informação e a estética. Enquanto forma de expressão artística, os quadrinhos mantém um diálogo dinâmico e estimulante com outras artes como a literatura, tem em comum não apenas o texto em si mas a estrutura narrativa que muitas vezes se assemelha ao conto ou à crônica. Com o cinema, a narração através de seqüências de imagens. Com o Teatro, a ação dialogada e o recurso dramático da expressão corporal. Das artes plásticas ou gráficas - pintura, ilustração, fotografia - os quadrinhos se aproximam através do caráter icônico de sua linguagem, estruturado em símbolos analógicos, motivados pela percepção sensorial de linhas, formas e volumes que serão interpretados mediante uma aprendizagem. A nosso ver, o que caracteriza os quadrinhos é sua natureza de arte seqüencial que busca integrar vários tipos de linguagem numa mensagem estética organizada com recursos e conjuntos de palavras e imagens. Desta interação resulta uma linguagem própria, original e cheia de possibilidades.

» Download do e-book (Formato PDF:8,4 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

0 comentários: