Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

7 de setembro de 1996

Aguinaldo de Souza Barbosa

O Ensino de Produção Escrita na Escola Pública de 2º Grau em Pernambuco: desafios e proposta de solução

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta Dissertação, no primeiro capítulo, apresenta uma discussão sobre os problemas enfrentados pela escola pública brasileira, no tocante ao ensino de produção escrita. Além disso, analisa, nos capítulos seguintes, os diversos modelos de descrição lingüística, considerando até que ponto tais trabalhos descritivos contribuíram com o ensino da variedade-padrão do português do Brasil. Foi dedicado um capítulo à análise da Gramática Descritiva do Português (Perini, 1995), em que o autor lança mão de matrizes dos traços distintivos de elementos lingüísticos, em nível sintático e morfológico, a fim de conceituar funções e classe. A referida análise é feita, inclusive, através de uma comparação entre o modelo periniano e Gramática Normativa Tradicional. Concluindo, há uma proposta de solução, centrada na competência comunicativa, tendo em conta os trabalhos de M. Charolles e D. Coste (1998), ao que se juntou alguns empíricos (textos escritos produzidos por alunos), coletados em aulas de produção escrita da Escola.

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