Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

17 de março de 1997

Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Esquemas Gráficos e Representação Textual no Processo de Compreensão

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O objetivo central deste trabalho é investigar as operações cognitivas envolvidas na representação do conteúdo semântico de textos expositivos sob a forma de esquemas gráficos, especificamente do tipo mapas conceituais. Tomando a relação entre os mapas conceituais e a compreensão de textos como eixo de direção, buscamos apoio nas teorias de reelaboração de textos e estruturas textuais (KINTSCH & VAN DIJK, 1975, VAN DIJK, 1983), processos de compreensão (KLEIMAN, 1989, 1992; MARCUSCHI, 1989, 1996) e modelos mentais (MINSKY, 1980, VAN DIJK, 1992a, 1992b, 1994). Considerando essa base teórica, analisamos as estratégias sintático-semânticas utilizadas na transformação de informação textual linear para uma organização gráfica, tais como substantivação, apagamento, generalização e paráfrase, além de aspectos como hierarquia de conceitos e disposição espacial, a fim de evidenciar de que modo a macroestrutura semântica do texto está representada nos mapas conceituais. Outra preocupação foi o uso dos esquemas gráficos como ferramentas pedagógicas para auxiliar o desenvolvimento da capacidade de compreender textos na escola, como postulam Anderson & Huang (1989), Caverly & Orlando (1991); West, Farner & Wolff (1991); e Wood, Lapp & Flood (1992). Assim, destinamos o capítulo quatro para sugestões de aplicação dos esquemas na sala de aula. Participaram da pesquisa 28 informantes, todos cursando a 8ª série num colégio privado da cidade do Recife. Em duas etapas, os sujeitos produziram, a partir de dois textos expositivos, um total de 58 mapas conceituais, que vieram a constituir o corpus desta investigação.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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