Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

14 de setembro de 1998

Ana Márcia de Lima

Discurso Persuasivo e Função Adverbial em Publicidades Brasileiras de Televisão

Orientação: Yaracylda Oliveira Farias Coimet e Gilda Maria Lins Araújo
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Pesquisa com o objetivo de analisar a linguagem persuasiva em publicidades televisivas brasileiras através da mobilidade dos advérbios. Para a linguagem persuasiva, recorremos à concepção de discurso persuasivo segundo Aristóteles (1961) e de discurso publicitário segundo Charaudeau (1983). Em relação à mobilidade adverbial, percorremos as abordagens teóricas defendidas por Ilari et al (l989) que propõem a existência de algumas classes adverbiais, e trabalham com os escopos que podem acompanhar cada advérbio. São raros os trabalhos sobre os advérbios e seus escopos, especialmente no que se refere à posição que ocupam com valor persuasivo em publicidades brasileiras de televisão. Como resultado da análise, pode-se afirmar que nem todas as classes adverbiais propostas ocorreram devido à extensão de alguns advérbios, na maioria longos, em relação à curta duração (de 15 e 30 segundos) da apresentação dos textos publicitários na televisão. No entanto, este estudo revelou que a função dos advérbios, juntamente com os escopos que os acompanham e as diversas ordens em que eles podem se encontrar, e um fator de persuasão no discurso publicitário televisivo brasileiro.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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