Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de setembro de 1998

Valéria Severina Gomes

Concepções de Língua e Implicações para o Ensino: análise da palavra de professores de português e de alunos de Letras

Orientação: Maria Irandé Costa Morais Antunes
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Neste trabalho, procuramos identificar as concepções de língua expressas na opinião de professores atuantes no ensino de 1º e 2º graus e de estudantes de letras. Nosso objetivo consistiu em verificar para onde se dirige o ensino da Língua Portuguesa, tendo em vista as concepções de língua que predominam nesses dois grupos. Para a realização desta pesquisa, os 80 (oitenta) informantes (40 professores e 40 estudantes de letras) complementaram, por escrito, o seguinte enunciado: “Você compreende que uma língua é...”. o discurso dos informantes revelou diferentes pontos de vista acerca da língua, a saber: língua como código; língua como meio de comunicação; língua como prática de interação social, entre outras. Entre essas percepções sobre a língua, algumas revelam-se ora reduzidas, ora mais amplas, dependendo da perspectiva de análise com a qual estiver correlacionada, como, por exemplo, o enfoque estruturalista ou pragmático. O interesse em investigar como, hoje, os professores concebem a língua e, também, observar as possíveis mudanças dessas concepções no grupo dos estudantes de Letras, futuros professores, derivou do princípio de que o processo ensino-aprendizagem da língua fundamenta-se, também, nas diversas concepções que se nutrem a seu respeito. A nosso ver, os resultados mais positivos desse processo estão vinculados às concepções mais abrangentes de língua. Dessa forma, para que o ensino da língua ocorra de forma mais relevante, direcionado para a transformação social, tornam-se necessárias, na formação dos educadores, reflexões bem fundamentadas acerca do que é uma língua e de seus conseqüências na prática de ensino. E foi com esse propósito que desenvolvemos este trabalho.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: