Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

29 de março de 1999

Eneida Oliveira Dornellas de Carvalho

Aspectos da Organização Lingüístico-Textual da Exposição Acadêmica de Alunos de Pós-Graduação

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho visa a uma descrição de exposições orais de alunos universitários, realizadas em sala de aula como cumprimento de atividades acadêmicas. Estas produções textuais são aqui consideradas a partir de uma perspectiva discursiva, como resultado de uma prática social institucionalizada. Nesse sentido, os aspectos relativos aos componentes da situação de comunicação e à estrutura de participação, juntamente com as condições de produção textual constituem critérios básicos para a observação do modo de funcionamento das exposições. Os dados são analisados segundo a perspectiva sócio-interacional. O levantamento das características de oralidade e de escrita presentes nas exposições acadêmicas confirma a idéia de que as atividades envolvendo o uso da fala e da escrita acontecem dentro de um contínuo das práticas lingüísticas. Assim, a exposição acadêmica constitui um gênero textual intermediário porque representa traços tanto da conversação espontânea, quanto da escrita acadêmica, gêneros textuais tanto da fala e da escrita. Esse gênero é expresso por meio de dois tipos textuais básicos: a explicação e o relato. No interior destes, o discurso reportado destaca-se como um fator constitutivo do gênero textual. O estudo da materialidade lingüística do texto se completa com uma análise de elementos morfossintáticos e fonológicos, com vistas à caracterização do dialeto dos alunos universitários do discurso comum.

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