Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

27 de março de 1999

Haideé Camelo Fonseca

Dificuldade Interpretativa: deficiência do indivíduo ou fato social construído na interação

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O objetivo central deste trabalho é investigar a influência da escola na construção da dificuldade interpretativa, apresentada por grande quantidade de estudantes em todos os níveis de escolaridade. Tomando como base teórica, as idéias de Vygotsky sobre a formação social da mente, a aprendizagem e a relação entre pensamento e linguagem; o modelo estratégico de compreensão do discurso de Van Dijk e Kintsch (1992) e as idéias de Van Dijk (1992) em torno dos tipos de relações semânticas e pragmáticas responsáveis pela coerência funcional do discurso, observamos e analisamos o trabalho desenvolvido na sala de aula, buscando compreender como se processa, na interação professor/aluno, o desenvolvimento da habilidade de compreender texto e contexto. A orientação metodológica veio de um relativamente novo método de estudo originário na Sociologia: a etnometodologia. A identificação do problema acontece no Ciclo Básico de uma universidade particular na cidade do Recife com a participação de alguns professores de português e estudantes universitários. A coleta de dados e a observação dos processos interativos entre professores e alunos foram feitas em três escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede particular, também na cidade do

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