Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

31 de março de 1999

Izabel Pinheiro de Oliveira e Silva

O que Propõem os Livros Didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo

Orientação: Maria Irandé Costa Morais Antunes
Área de Concentração: Linguística

Resumo: A questão que motivou este trabalho – O que propõem os livros didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo? – nasceu da inquietação de conviver com adolescentes que não se interessavam pela escrita de textos na escola. Levando-se em conta que o ensino escolar da língua materna organiza-se, em geral, em torno do livro didático, a investigação empreendida concentrou-se nas propostas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, etapa da vida escolar, na qual, normalmente, se observa mais esse desinteresse pela escrita de textos. Parte-se da hipótese de que as propostas dos livros didáticos não promovem atos de interação verbal; caracterizam-se, na sua maioria, como tarefas escolares que pretendem desenvolver habilidades específicas para corresponder às formalidades desse espaço institucional. O quadro teórico, no qual se assenta a análise dos dados levantados, enfoca, em um primeiro momento, a linguagem em três aspectos: como atuação social, como espaço de interação e como fenômeno mediado pela textualidade lingüística. A análise dos dados comprova parcialmente a hipótese levantada: há autores que propõem a escrita apenas como exercício escolar; outros projetam, junto com os alunos e o professor, atos de interlocução.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: