Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de setembro de 1999

Murilo Jardelino da Costa

Estratégias de Construção Semântica em Aulas de Alemão para Estrangeiro: o significado como problema de aprendizagem

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Um aspecto da aula de língua alemã para estrangeiros que não tem recebido há muito tempo à devida atenção é o que trata do ensino do significado. É a partir desta constatação, que o presente trabalho examina não só como ocorrem os processos de semantização de unidades lexicais no contexto de sala de aula de língua estrangeira, como também verifica que recursos lingüísticos que o professores utilizam para promover a compreensão e a aprendizagem destas unidades lexicais, com o objetivo de descobrir se o aluno está recebendo pouca informação a respeito das estratégias necessárias para compreender e verbalizar o conhecimento subjacente às unidades lexicais em língua estrangeira. A interação e a aprendizagem em SA/LE, os problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de LAE discutidos ao longo de nossa pesquisa, que possibilitam o levantamento de hipóteses para este estudo. O ponto de partida da análise é de base empírica e consiste em interações em sala de aula de língua alemã para estrangeiros. Utilizando um instrumento de pesquisa que adota procedimentos de análise de várias áreas de estudos sobre a linguagem (Análise da Conversação, Análise do Discurso, Lingüística Textual,...) seqüências de explicação de unidades lexicais desconhecidas são descritas e interpretadas. Esperamos que os resultados provenientes do nosso estudo forneçam subsídios para os procedimentos pedagógicos destinados a minimizar os problemas de ensino-aprendizagem do significado em sala de aula, capacitando os aprendizes como falantes / usuários no padrão interacional característico de situações autênticas de comunicação.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: