Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

29 de novembro de 1999

Ana Lucia Machado Maia

Progressão Referencial e Progressão Tópica por Hipônimos e Hiperônimos em Textos Orais

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho analisa a progressão referencial e a progressão tópica por termos hiponímicos e hiperonímicos em textos orais. Adotar-se-á a teoria da referenciação desenvolvida por Mondada e Dubois (1995), que substitui a teoria tradicional da referência e introduz uma nova abordagem para uma questão bastante antiga na lingüística: podemos ou não dizer o mundo com a língua? Esse questionamento recebeu um outro direcionamento, uma vez que envolve uma complexa rede de relações entre linguagem, mundo e pensamento, discutido tanto pela semântica quanto pela filosofia da linguagem. Baseados nesta nova abordagem, desenvolvemos um estudo sistemático de duas estratégias responsáveis pela progressão do texto: a progressão referencial e progressão tópica. Dentre as sete estratégias de progressão referencial apresentadas por Koch & Marcuschi (1998), selecionamos apenas a relação anafórica por hipônimos e hiperônimos, a partir da qual apresentamos uma proposta também nova para definir hiponímia e hiperonímia como uma relação dependente do contexto de uso das palavras. Para tanto, utilizamos como corpus-base três gêneros textuais selecionados do Projeto Integrado – Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE) classificados de acordo com o modelo de contínuo tipológico realizado por Marcuschi (1998): (a) informal – a conversação espontânea; (b) semi-formal – entrevista; (c) formal- aula. Realizamos um estudo comparativo nesses gêneros, a fim de verificar funcionamento da progressão referencial e progressão tópica através das relações de inclusão presentes e construídas pelos hiperônimos e hipônimos em condições contextuais.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: