Nomes, Tempos e Lugares Mágicos: leituras psicológicas dos livros infantis de Raquel de Queiroz
Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Esta dissertação resulta da leitura dos três livros infantis de Rachel de Queiroz - O Menino mágico, Cafute e Pena-de-prata e Andira - a partir de teorias psicológicas distintas. Demonstrando a possibilidade de interdisciplinaridade entre literatura e psicologia, cada capítulo trata de um aspecto distinto dos livros objeto-de-estudo e tem como base uma teoria psicológica específica. o primeiro capítulo trata da questão dos nomes, estudados a partir da lingüística, da psicologia da linguagem e da psicanálise. O segundo, fala do tempo e se baseia na Psicologia do Desenvolvimento. O terceiro, trata dos lugares, das histórias e se estrutura, principalmente, a partir da Psicologia Ambiental. São, portanto, independentes, pois tratam de temas distintos. A interrelação entre eles se dá por uma identidade na diferença: todos partem dos três livros de Rachel de Queiroz para falar das teorias, exemplificando-as e discutindo-as a partir deles. Pôde-se concluir, depois da análise desses três aspectos, que a idéia de pares é uma constante nos livros analisados e que o último livro - Andira - representa uma síntese dessa noção, tanto no que diz respeito à personagem, quanto à idéia de tempo e aos lugares onde se desenrola a história.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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