Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

26 de outubro de 1999

Roberto Henrique Seidel

Do Futuro do Presente ao Presente Continuo Modernismo Vs. Pós Modernismo: Um Estudo Analítico das Obras “Angústia”, de G. Ramos, e “Hotel Atlântico” de J. G. Noll, segundo a Teoria do “Inconsciente Político” de Jameson

Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: No presente trabalho nos ocupamos, inicialmente, com o projeto modernizador, seu vínculo com a modernização social e com a modernidade cultural, procurando dar conta dos motivos principais nos quais se orienta o revisionismo patente da discussão pós-moderna em relação à fase de instalação da modernidade estética em geral e da arte moderna em particular. Questionamos a conclusão ou não do projeto da modernidade. Procuramos, ainda, dar uma visão panorâmica da gênese e difusão do termo "pós-modernismo"; inventariando sua ocorrência em termos estéticos; caracterizando formulações teóricas principais que dele se ocuparam (Lyotard, Habermas, Rorty); rastreando sua recepção, recusa e (ab)uso, bem como questionando a sua pertinência classificatória, rotularizante e periodizante.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

15 de outubro de 1999

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Das Margens do Corpo ao Corpo de Linguagem: A Incorporação na Poética de Gilberto de Mendonça Teles

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Nossa análise teve como objetivo mostrar como se dá o processo de incorporação textual na poesia de Gilberto Mendonça Teles, mais especificamente, nos livros Plural de Nuvens e Cone de Sombras. Seguimos aqui o percurso de sua escrituração, desde o ato de pensar a sua poesia até o momento em que se oferece ao leitor como corpo de linguagem, primeiro: as armadilhas da linguagem e da língua, a devoração da palavra e sua digestão, a sonora e sensual-idade das palavras no momento de sua "escalavração". Depois, como corpo erótico a circular dentro do corpo de linguagem: o lance de dedos, a fragmentação, o descontínuo do corpo, as suas margens e zonas; o melhor da mulher-palavra-poesia e de sua transgressão dita por um homem.

» Download do e-book (Formato PDF:11,2 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

1 de outubro de 1999

Paulo Fernando de Souza Júnior

Da Poesia Visual à Poesia Intersemiótica no Pós Modernismo Brasileiro

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A presente dissertação tem como tema a influência das tecnologias da imagem - em especial o vídeo - no surgimento de uma poética intersemiótica, no contexto do pós-modernismo literário brasileiro, enfocando a análise das relações texto/imagem estabelecidas em Nome, de Arnaldo Antunes, a fim de verificar as transformações que estas tecnologias causaram na poética visual. No primeiro capítulo, faremos uma breve síntese histórica da poesia visual no Brasil, analisando alguns de seus procedimentos técnico-formais, suas propostas estéticas e ideológicas, e verificando seus estágios no contexto sócio-cultural nacional.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE