Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

22 de fevereiro de 2000

Francisco Alves Filho

A Atividade de Compreensão de Texto no Vestibular

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Nesta dissertação, realizamos um estudo comparativo e exploratório acerca da atividade de compreensão de textos em provas de vestibular de língua portuguesa, objetivando investigar a relevância de tal atividade e se ela, de fato, proporciona o exercício efetivo da compreensão. Para isso, foram realizadas análises da tipologia de questões utilizadas nas provas, dos gêneros textuais eleitos para a realização dos exercícios e do tipo de inferência que as questões propõem. Fazem parte do corpus as questões de compreensão dos vestibulares de 8 universidades federais da região nordeste do Brasil de cinco dos últimos anos. A pesquisa revelou que a atividade de compreensão é realizada de maneira muito heterogênea no s vestibulares, mas que, de um modo geral, há bastante uso de atividades inferenciais, sendo muitas delas, entretanto, desligadas da compreensão. As atividades são predominantemente realizadas sobre textos literários, mas percebemos uma tendência para maior aproveitamento de gêneros ligados à publicidade e ao jornalismo. Constatamos também que ainda predomina um vestibular de língua portuguesa como um fim em si mesmo, ao invés de ser um instrumento de aproximação entre o ensino médio e o superior. Contudo, há casos isolados de provas que avaliam capacidades intelectuais e habilidades lingüísticas necessárias à vida acadêmica, apontando para a possibilidade de surgimento de um vestibular com outro formato

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