Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de março de 2000

Roberta Ramos Marques

Manoel de Barros e Antoni Tápises: “desperdícios” e oralidade numa poética do ordinário

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Empreendemos, neste texto, um estudo comparativo entre Livro sobre Nada (1966), de Manoel de Barros (Cuiabá, 1916) e oito obras do artista plástico Antoni Tàpies (Barcelona, 1923). Estabelecemos, como o ponto de partida para as convergências, a construção, na obra de ambos os artistas, de uma poética do ordinário. Esta poética compreende preferências temáticas comuns aos dois autores, tendo destaque os temas que tornam presente o homem “ordinário” e sua relação com tudo que a sociedade rejeita. Quanto à transposição do ordinário para a materialidade da linguagem (pictórica e verbal), verificaremos como os “desperdícios” utilizados por Tàpies em seus quadros (ou objetos) corresponderão aos “titubeios” da oralidade encarnados pela poesia de Manoel de Barros.

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