Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de junho de 2000

José Elizaldo do Carmo Arruda

O Projeto Vitae e a Formação do Professor de Língua Portuguesa em Pernambuco: história, avaliação e resultado

Orientação: Gilda Lins de Araújo
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade resgatar a história do Projeto Vitae (1993 a 1998). Identificamos e analisamos mudanças de atitudes pedagógicas de professores de língua portuguesa que participaram dos cursos de atualização em língua portuguesa para professores do 2º grau, promovidos em convênios interinstitucionais da UFPE/Vitae/Facepe/Secretaria de Educação do Estado. Verificamos também as habilidades desses professores referentes à leitura, à escrita e à metalinguagem. A partir de leituras reflexivas sobre sócio-interacionismo, buscamos em L. S. Vygotsky subsídios para a fundamentação teórica desta dissertação, visto que o foco principal é verificar as mudanças de atitudes pedagógicas dos professores e alunos Vitae e suas competências relativas ao ensino das habilidades de leitura de textos, produção e recepção de textos e ao domínio da metalinguagem. Finalmente, além de fazermos um resgate histórico do Vitae em Pernambuco, procuramos provocar uma reflexão entre professores e alunos sobre as novas perspectivas da formação do professor com vista às implicações teóricas e práticas dos conceitos de ensino e de aprendizagem.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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