Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

19 de setembro de 2000

Gilberlande Pereira dos Santos

Ambigüidade Discursiva em Textos Icônico-Verbais Argumentativos de Caráter Público

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: A capacidade das línguas humanas de refletirem um aspecto de ambigüidade e imprecisão no discurso permite aos indivíduos-leitores dos textos icônico-verbais argumentativos, de caráter público, a construção de variadas representações interpretativas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa objetivou apreender o processamento da compreensão de doze informantes-leitores do curso de letras, da Universidade Federal de Pernambuco, usando, para tanto, seis textos icônico-verbais, veiculados em revistas e outdoors, extraídos de campanhas publicitárias nacionais. A coleta de dados ocorreu por meio de uso de dois questionários: um socioeconômico e cultural e outro sobre estratégias meta-cognitivas de leitura e compreensão de textos, acompanhados de uma interpretação escrita dos leitores e de um auto-relato (entrevista estruturada). O estudo evidenciou que os textos analisados, em conseqüência da sua estrutura formal, possibilitam variadas interpretações por parte dos leitores e que estes, no processo interativo de compreensão, sob influência de fatores afetivos, cognitivos e sociais, constroem sentidos através da associação das linguagens verbal e não-verbal e, sobretudo, usando informações extra-textuais. Cria-se, portanto, novos e coerentes textos a partir das leituras processadas, por meio do uso efetivo de estratégias, tais como: intertextualidade, inferências, conhecimento prévio, associação de informações e outras; ajudando, assim, a asseverar o caráter de ambigüidade discursiva existente em textos icônico-verbais argumentativos usados em anúncios de exibição na publicidade nacional.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: