Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

31 de outubro de 2000

Antony Cardoso Bezerra

Encontro entre Picaresca e Neo-Realismo Português: A Noite e a Madrugada de Fernando Namora

Orientação: Sônia Lucia Ramalho de Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Objetivo, no presente estudo, verificar o processo de convergência - temática e estrutural - existente entre a tradição picaresca espanhola e o romance A Noite e a Madrugada (1950), do escritor português Fernando Namora. O tema eleito é problematizado com base na exposição analítica do percurso da picaresca - com ênfase na tríade fundamental do gênero - e do quadro socioestético em que se insere o Neo-Realismo literário português, notadamente a carreira do autor contemplado. Por meio da contribuição da literatura comparada e da narratologia - e levando em conta a noção de “inter-historicidade” (termo de Guillén, 1989: 283), no envolvimento de aspectos característicos de romances picarescos -, observo os pontos em que Pencas, elemento integrante do romance de Namora, se aproxima ou se afasta do pícaro castelhano. Embora dirija o foco à personagem, preocupo-me em evitar retirá-la de seu ambiente, pois só pode ter o comportamento pertinentemente compreendido no corpo da história. Ao mesmo tempo, verifico de que modo o autor retrabalha motivos usuais da tradição castelhana. Os pontos de conjunção entre os romances picarescos e A Noite e a Madrugada exercem, certamente, funções diversas entre si, pois integrantes de uma cosmovisão particular. Longe de indicarem uma cópia servil do pícaro, as atitudes de Pencas se relacionam ao ambiente rural português. As características da picaresca integradas ao caráter dessa personagem - devidamente recriadas - acabam por se converter num elemento distintivo em relação aos demais integrantes do romance, que, seguindo uma nota dominante do Neo-Realismo, não podem abrir mão do trabalho para sobreviver.

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