Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

6 de dezembro de 2000

Rozineide Novaes Ferraz

Aspectos Discursivo-Interacionais em Aulas de Inglês em Escolas Públicas do Recife: um enfoque etnográfico

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: O ensino/aprendizagem de língua estrangeira nas escolas públicas tem sido alvo de críticas por vários setores da comunidade. Tendo em vista as condições em que se dá tal processo, este trabalho se propõe a investigar aspectos da interação em aulas de inglês do Ensino Fundamental no setor público. A pesquisa foi realizada em duas escolas do Recife e tem como base uma abordagem de cunho etnográfico, uma vez que utiliza vários tipos de dados, considera o contexto social dos que estão envolvidos, levando em conta também a opinião dos participantes. O foco na interação centra-se principalmente nas fases instrucionais das aulas observadas, de onde foram extraídas as seqüências interacionais para análise. Como se trata com uma pesquisa com dois professores, algumas comparações são estabelecidas a partir do enfoque metodológico dado às aulas. A análise das tarefas e dos diários dos alunos possibilitou uma visão mais abalizada sobre a natureza da linguagem enfatizada em cada aula. Com base nos pressupostos teóricos do ensino/aprendizagem de línguas, da análise do discurso e do sócio-interacionismo, verificou-se que o processo de ensino/aprendizagem de LEs naquele contexto precisa ser repensado; sugere-se, então, uma releitura dos processos discursivo-interacionais e uma re-orientação pedagógica para o ensino de LEs na rede pública.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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