Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

15 de dezembro de 2000

Dilma Tavares Luciano

Prosódia e Envolvimento na Compreensão do Telejornal

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho tem como proposta uma primeira caracterização do comportamento prosódico na locução do telejornal e verificação da interferência de fenômenos entoativos na compreensão do telespectador. O eixo organizador dessa caracterização ou, em outras palavras, a questão a ser respondida é como a prosódia participa do processo de textualização com a leitura em voz alta (LVA), influindo na compreensão. Na discussão, a prosódia é deslocada de sua atuação restrita à fala, permitindo a definição de estratégias de oralidade, como o meio pelo qual o leitor distingue a complexidade da informação textual. Como produto dessa discussão, verifica-se que: (a) a coesão prosódica é um fenômeno textual observado dentre os mecanismos de distribuição e progressão da informação, que, ao lado do contorno entoacional na LVA, permite a identificação de tipos de leitura – litânica, padrão e eloqüente – na dimensão sonora; (b) a expressividade na LVA é o resultado da ação do locutor sobre o escrito, seja estruturando de modo particular a matéria fônica, seja realçando / acrescentando significados por meio de substância fônica e do jogo de pausas (ele recorre às estratégias de oralidade necessárias à retextualização na LVA, ao mesmo tempo em que revela o grau de envolvimento no trinômio leitor-texto-ouvinte). Finalmente, os resultados dos testes de compreensão mostraram diferença de rendimento relacionada ao nível de letramento dos informantes, bem como apontaram para uma melhora no aproveitamento dos trechos em que a LVA foi mais envolvente sobre segmentos narrativos.

» Download do e-book (Formato PDF:13,4 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

7 de dezembro de 2000

Cynthia Tavares de Almeida Albuquerque

A Po(Ética) da Virulência nos Contos de Rubem Fonseca

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Um dos aspectos mais importantes e notórios da obra de Rubem Fonseca é a temática da violência. Por essa razão, a temática da violência tornou-se nosso ponto de partida para a obtenção de um entendimento do modelo de universo fonsequiano no presente estudo. Por isso um dos nossos maiores interesses tem sido revelar as causas da deflagração da violência nos muitos textos desse autor. Para isso, necessitamos compreender os vários processos de subjetividade dos seus personagens. Em nossa análise e em nossa exploração da figura do eu-narrador que está sempre presente nas mais violentas narrativas de Fonseca. Nosso suporte teórico deriva das idéias de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

6 de dezembro de 2000

Rozineide Novaes Ferraz

Aspectos Discursivo-Interacionais em Aulas de Inglês em Escolas Públicas do Recife: um enfoque etnográfico

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: O ensino/aprendizagem de língua estrangeira nas escolas públicas tem sido alvo de críticas por vários setores da comunidade. Tendo em vista as condições em que se dá tal processo, este trabalho se propõe a investigar aspectos da interação em aulas de inglês do Ensino Fundamental no setor público. A pesquisa foi realizada em duas escolas do Recife e tem como base uma abordagem de cunho etnográfico, uma vez que utiliza vários tipos de dados, considera o contexto social dos que estão envolvidos, levando em conta também a opinião dos participantes. O foco na interação centra-se principalmente nas fases instrucionais das aulas observadas, de onde foram extraídas as seqüências interacionais para análise. Como se trata com uma pesquisa com dois professores, algumas comparações são estabelecidas a partir do enfoque metodológico dado às aulas. A análise das tarefas e dos diários dos alunos possibilitou uma visão mais abalizada sobre a natureza da linguagem enfatizada em cada aula. Com base nos pressupostos teóricos do ensino/aprendizagem de línguas, da análise do discurso e do sócio-interacionismo, verificou-se que o processo de ensino/aprendizagem de LEs naquele contexto precisa ser repensado; sugere-se, então, uma releitura dos processos discursivo-interacionais e uma re-orientação pedagógica para o ensino de LEs na rede pública.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE