Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de abril de 2001

José Lucas da Silva

A Solidariedade da Propaganda de Multinacionais Estrangeiras no Brasil: aspectos icônico-verbais

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho se situa no campo dos estudos da linguagem conhecidos como Análise do Discurso e analisa algumas características das propagandas impressas de multinacionais no Brasil e utiliza a solidariedade como elemento de persuasão. O corpus desta dissertação é constituído por dez anúncios publicitários veiculados nas revistas Veja e Isto É um período de setembro/1998 a março/2000, sendo quatro multinacionais recém-chegadas ao Brasil (Asler e Peugeot) e de empresas estrangeiras que estão ha décadas no país (Johnson, Esso e Schering). Na análise dos aspectos verbais, utilizamos o instrumental de Norman Fairclough que considera a relação entre linguagem e sociedade como interna e dialética e não externa e casual. O lingüista inglês baseia-se numa concepção tridimensional do discurso -constituída simultaneamente pelo texto, pela prática discursiva e pela sociocultural- para propor uma análise do discurso também tridimensional, composta pela Descrição, Interpretação e Explicação. Os aspectos icônicos são analisados a partir do referencial teórico dos lingüistas Gunther Kress e Theo van Leeuwen, que mostram como pessoas, lugares e coisas se articulam em imagens para produzirem significados. Já o estudo do conceito de solidariedade está ancorado principalmente na teoria dos sociólogos Émile Durkheim e Jean Duvignaud.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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