Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de maio de 2001

Emilia Maria Peixoto Farias

A Linguagem da Moda no Português Contemporâneo

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho tem como objetivos principais elaborar um glossário dos termos da Moda, descrever os termos participantes desse universo discursivo em língua portuguesa, variante brasileira, e analisar os neologismos da área através dos processos de formação, considerando aspectos morfossintáticos e semânticos. O corpus utilizado na pesquisa foi formado por termos extraídos do glossário elaborado a partir de material de divulgação em circulação no Brasil, na década de 90. A análise das formações neológicas do universo investigado fundamentou-se, principalmente, nos postulados apresentados por Sandman (1989), Alves (1990) e Rocha (1990). Os resultados da análise confirmam a hipótese de que a atualização do subsistema lexical da Moda dá-se através dos recursos disponibilizados na língua comum.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

28 de maio de 2001

Eliete Maria Araújo Santana

O Processo da Re(escrita): uma trajetória lingüístico-cognitiva-sociointeracionista

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Objeto de inúmeros estudos, o processo da escrita tem evoluído de uma visão centrada no produto para o enfoque nos processos cognitivos e, recentemente, para uma perspectiva sócio-interacionista. O propósito central desta pesquisa consiste em investigar a natureza dos processos lingüístico-cognitivos e sócio-interativos envolvidos na produção escrita de textos de alunos do ensino médio e suas implicações na (re)escrita, fundamentada numa concepção de linguagem como processo de interação e mediação nas varias situações de comunicação e intencionalidade. Para a constituição do corpus, recorreu-se a questionários, entrevistas gravadas em áudio, oficinas de produção e reescrita de textos, diários reflexivos, e o processo discursivo para a atividade de retextualização. Os dados desta análise foram obtidos a partir de uma abordagem qualitativa observacional. Nesta perspectiva, investigaram-se os processos e as estratégias desenvolvidas pelos dez sujeitos focais da pesquisa no contexto do processamento textual. Discutiu-se também o papel dos interlocutores – professor/aluno(s), aluno/aluno(s) – na sua construção das habilidades de enunciação do sujeito em processo de desenvolvimento da prática discursiva na elaboração e reelaboração de textos escritos. Os resultados da pesquisa proporcionaram reflexões que possibilitam alterações no processo ensino-aprendizagem da escrita visando recuperar o aluno como leitor e produtor crítico de seu próprio texto.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

3 de maio de 2001

José Carlos Targino Bezerra

João Cabral e a Psicologia da Composição: um lance de dados contra a l írica tradicional

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Esta dissertação resultou do interesse do autor por uma concepção e uma prática poética que privilegiassem aspectos literários renovadores. O melhor exemplo disso lhe pareceu residir na poesia de João Cabral de Melo Neto. Por isso, escolheu-a como pretexto para discutir esse tipo de poética, tomando como motivo condutor a obra Psicologia da Composição, livro por demais importante na carreira do poeta pernambucano, por ser, ao mesmo tempo que poesia sobre poesia, uma encruzilhada da qual este partiu para se tornar o poeta que viria a marcar a lírica brasileira do século XX com o carimbo da originalidade. Os três capítulos do presente trabalho abordam aspectos que, diferentes entre si, colaboram, todavia, para dar uma idéia razoável das estratégias dessa poética e do seu significado para a moderna poesia brasileira. O primeiro capítulo trata do silêncio como saída para escapar ao lirismo fácil e ao automatismo do acaso; o segundo, da composição poética em si, seus modos, sua psicologia; o terceiro, finalmente, encara a questão do vocabulário cabralino, no qual a metáfora proposta pelo termo lexical é vista pelo avesso, provocando estranhamento e repúdio. Busca-se, enfim, situar João Cabral de Melo Neto em relação não apenas à tradição poética brasileira mas também no contexto da modernidade lírica ocidental.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE