Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de maio de 2001

Eliete Maria Araújo Santana

O Processo da Re(escrita): uma trajetória lingüístico-cognitiva-sociointeracionista

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Objeto de inúmeros estudos, o processo da escrita tem evoluído de uma visão centrada no produto para o enfoque nos processos cognitivos e, recentemente, para uma perspectiva sócio-interacionista. O propósito central desta pesquisa consiste em investigar a natureza dos processos lingüístico-cognitivos e sócio-interativos envolvidos na produção escrita de textos de alunos do ensino médio e suas implicações na (re)escrita, fundamentada numa concepção de linguagem como processo de interação e mediação nas varias situações de comunicação e intencionalidade. Para a constituição do corpus, recorreu-se a questionários, entrevistas gravadas em áudio, oficinas de produção e reescrita de textos, diários reflexivos, e o processo discursivo para a atividade de retextualização. Os dados desta análise foram obtidos a partir de uma abordagem qualitativa observacional. Nesta perspectiva, investigaram-se os processos e as estratégias desenvolvidas pelos dez sujeitos focais da pesquisa no contexto do processamento textual. Discutiu-se também o papel dos interlocutores – professor/aluno(s), aluno/aluno(s) – na sua construção das habilidades de enunciação do sujeito em processo de desenvolvimento da prática discursiva na elaboração e reelaboração de textos escritos. Os resultados da pesquisa proporcionaram reflexões que possibilitam alterações no processo ensino-aprendizagem da escrita visando recuperar o aluno como leitor e produtor crítico de seu próprio texto.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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