Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

3 de maio de 2001

José Carlos Targino Bezerra

João Cabral e a Psicologia da Composição: um lance de dados contra a l írica tradicional

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Esta dissertação resultou do interesse do autor por uma concepção e uma prática poética que privilegiassem aspectos literários renovadores. O melhor exemplo disso lhe pareceu residir na poesia de João Cabral de Melo Neto. Por isso, escolheu-a como pretexto para discutir esse tipo de poética, tomando como motivo condutor a obra Psicologia da Composição, livro por demais importante na carreira do poeta pernambucano, por ser, ao mesmo tempo que poesia sobre poesia, uma encruzilhada da qual este partiu para se tornar o poeta que viria a marcar a lírica brasileira do século XX com o carimbo da originalidade. Os três capítulos do presente trabalho abordam aspectos que, diferentes entre si, colaboram, todavia, para dar uma idéia razoável das estratégias dessa poética e do seu significado para a moderna poesia brasileira. O primeiro capítulo trata do silêncio como saída para escapar ao lirismo fácil e ao automatismo do acaso; o segundo, da composição poética em si, seus modos, sua psicologia; o terceiro, finalmente, encara a questão do vocabulário cabralino, no qual a metáfora proposta pelo termo lexical é vista pelo avesso, provocando estranhamento e repúdio. Busca-se, enfim, situar João Cabral de Melo Neto em relação não apenas à tradição poética brasileira mas também no contexto da modernidade lírica ocidental.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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