Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

18 de junho de 2001

Norma Bezerra de Brito

O Professor de Inglês como Explicador Gramatical: um estudo discursivo-interacional em sala de aula

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Na Pedagogia das Línguas o ensino da gramática tem sido efetuado através de explicações sobre os fatos lingüísticos, cujo foco está na transmissão e não interpretação desses fatos. Leva-se em conta o aspecto puramente formal, o ensino de regras. O objetivo desta pesquisa é investigar as estratégias de explicação gramaticais em inglês, como elas podem contribuir para a aprendizagem da referida língua e que tipos de relações se estabelecem entre professores e alunos. Para isso, torna-se necessário observar-se o modo pelo qual a comunicação se efetua, considerando-se os papéis sociais desempenhados pelos interagentes, para se detectar possíveis assimetrias nas relações entre professores e aprendizes. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino superior de Recife e tem como base uma abordagem de cunho etnográfico. O estudo trata, ainda, da relação do ensino de Inglês com os direitos gramaticais do aprendiz, o aspecto lúdico, a conexão –forma, significado e uso- a estrutura discursiva (Iniciação, Resposta, Avaliação –IRA), marcadores conversacionais e outros elementos –chave. Constata-se que, em alguns momentos o professor assume uma postura de poder. Verifica-se também que as explicações são dadas como base na forma e no significado sem considerar o contexto da situação. Finalmente, este trabalho discute aplicações e implicações pedagógicas e sugere um reposicionamento do professor como explicador gramatical e uma reflexão sobre os processos interacionais em sala de aula para uma aprendizagem mais efetiva.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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