Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

26 de outubro de 2001

João Denys Araújo Leite

Um Teatro da Morte: transfiguração poético do Bumba-meu-Boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo

Orientação: Ricardo Bigi de Alquino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho estuda a obra dramatúrgica de Joaquim Cardozo tomando como enfoque principal as obras O Coronel de Macambira(1963), De uma Noite de Festa(1971) e Marechal, Boi de Carro(1975), todas compostas como gênero teatral Bumba-meu-Boi. A investigação desta trilogia demonstra como o autor opera uma transfiguração poética da manifestação popular Bumba-meu-Boi e desvela significativas relações socioculturais. Numa visada interdisciplinar, de base cultural, este estudo busca inaugurar uma abordagem crítica da dramaturgia cardoziana. Tal esforço possibilita examinar pilares importantes da estrutura teatral do Bumba, enquanto produto artístico das camadas subalternas da sociedade brasileira e como produto das pesquisas de folcloristas, antropólogos e intelectuais. A análise retoma, outrossim, um debate sobre literatura teatral e cultura popular, e o folclore. A diversidade de fragmentos temáticos apresentados, ou postos em questão, busca revelar como Cardozo constrói uma poética teatral moderna. Essa construção entrecruza elementos dos questionamentos e debates seculares, acima aludidos, com um universo de influências dramatúrgicas antigas e contemporâneas. Dessas influências, destacam-se expressões culturais locais com partículas de algumas expressões teatrais e filosóficas do Oriente, com empréstimos tomados das ciências, com um intenso trabalho com a linguagem, com cenas fragmentadas, múltiplas e diversas que apontam para um teatro épico moderno. Ao reiterar em todos os seus Bumbas as mais variadas e fundantes concepções de morte, reerguendo e dando vida a personagens e episódios da História dos deserdados, em contraponto com a História dos donos do poder, o autor consolida uma obra letrada de perspectiva eminentemente popular. Esta obra super-regionalista, em sua atualidade crítica, distende a visão do ser humano plantado em seu chão, conferindo-lhe uma dimensão cósmica. Urdindo um texto teatral singular, em que a região é delineada como espaço de fronteiras arbitrárias, Cardozo se apropria da principal matéria-prima de sua criação – transformando-a por meio de torções e distensões análogas às realizadas pelos topólogos – reordena, estabelece e insere o Bumba na tradição do texto teatral escrito, criando um conjunto dramatúrgico híbrido, mas absoluto em sua teatralidade, marcado por um discurso incisivo contra toda vida destrutiva, ao qual denominamos um teatro da morte.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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