Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

21 de dezembro de 2001

Roseanne Rocha Tavares

A Negociação da Imagem em Sala de Aula de Língua Inglesa

Orientação: José Carlos Gonçalves
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a negociação da imagem em sala de aula de língua inglesa. Partindo de uma visão de linguagem como atividade social, e com base nos pressupostos teóricos da Sociolingüística Interacional, da Análise da Conversação e da Lingüística Aplicada, realizou-se uma microanálise de aulas do ensino médio de uma escola Federal do Estado de Alagoas. O corpus para tal investigação foi estabelecido por meio de gravações em áudio e em vídeo com suas respectivas transcrições. A negociação da imagem foi observada com base em três tipos de discurso: o espontâneo, o de convívio, e o instrucional (Kramsch, 1987). Cinco tipos diferentes de estratégias foram estabelecidos. A principal estratégia nos mostra como o professor negocia a própria imagem e a de seus alunos, ao utilizar um discurso de convívio, principalmente em situações organizacionais, quando quer amenizar a imagem institucionalizada do poder. Além das estratégia, também analisaram-se as marcas discursivas usadas e pôde-se constatar que elas são de natureza diversa: há o humor, a informalidade, as palmas, o uso de palavras e expressões que indicam um sentido de coletividade, cada qual com sua específica estratégia de negociação e em um significado situado que considera o contexto no qual a interação ocorre. Em termos pedagógicos, a sala de aula se mostrou um contexto onde professor e alunos constroem uma cultura de ensinar e aprender; e mesmo que o enfoque do professor dado à tentativa de manter uma interação organizacional harmoniosa tenha sido maior do que o enfoque dado ao lado pedagógico, as estratégias de negociação da imagem ajudam nesse jogo de linguagem de regras e convenções.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: