Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de janeiro de 2002

Giselda dos Santos Costa Oliveira

O Livro Didático de Inglês: usos de intensificadores em diálogos

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Partindo dos pressupostos teóricos da Teoria dos Atos de Fala, da abordagem comunicativa e do estudo dos fenômenos da intensificação, esta dissertação objetiva examinar a ocorrência em diálogos na língua inglesa de recursos intensificadores e analisar a produção de atos de fala feita por 29 sujeitos da pesquisa. Para isso, foi utilizado um corpus constituído de 203 extratos de diálogos, 92 notas culturais retiradas de 6 coleções de série didáticas nacionais, destinadas a alunos do terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental e de 203 atos de produção de fala resultante da aplicação de Teste de complementação Discursiva (TCD), baseado nos estudos do projeto CCSARP (BLUM KULKA ET AL. 1989). Foram analisados, também sete recursos intensificadores: reforço exclamativo, nominal (repetição, numerais intensivos e adjetivos intensivos), negação, comparativo e adverbial. Neste último, há um levantamento dos advérbios de intensificação no TCD, classificados de acordo com Bäcklund (1973) e Quirk et al (1985). Com base da discussão teórica e na análise do corpus, concluiu-se que ocorreu (1) um aumento dos traços pragmáticos e de recursos intensificadores nos diálogos, objetivando satisfazer ao critério de potencial comunicativo e (2) uma adequação ao papel de modelo conversacional. No manual do professor, constatamos que seus autores não explicitam alternativas de atos de fala em um mesmo contexto e não abordam a indispensável conscientização desses atos de fala. Por considerarmos indispensável que os resultados de pesquisa mais significativos sejam traduzidos pedagogicamente para os livros didáticos, enfatizamos que o manual precisa contribuir a eficácia do professor e oferecer sugestões úteis resultantes de investigações, assim como bibliográficas atualizadas e materiais suplementares, incorporados aos suportes teóricos, tendo em vista as mudanças ocorridas nas abordagens ao ensino de língua estrangeira e o nível de conhecimento e experiência profissional dos professores de inglês em nosso país.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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