Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

21 de março de 2002

Ailma do Nascimento Silva

Mudanças Morfo-fonêmicas Resultantes de Problemas Ortográficos na Produção Escrita de alunos de 2ª e 4ª Séries Ensino Fundamental

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este estudo teve como objetivo buscar, nos processos evolutivos da língua portuguesa, explicações para possíveis incongruências ortográficas que resultam em dificuldades na produção escrita, destacando, ainda, a importância de se conhecer a heterogeneidade e o dinamismo inerentes nas línguas que caracterizam e determinam seu processo de variação. Para a construção investigativa do estudo, do qual participaram alunos das 2ª e 4ª séries do ensino fundamental, foram desenvolvidas duas etapas. A primeira consistiu em considerações sobre a relevância do estudo das convenções ortográficas e as mudanças no enfoque de ensino da língua escrita, que coloca como meta o aprendizado sistemático da ortografia, dentro da prática pedagógica, para a conscientização do aluno das diversas possibilidades de usos lingüísticos, adequações destes usos em todos os contextos, para que possa aplicá-los de forma sistemática em situações significativas de usos. A segunda etapa tratou do experimento propriamente dito, em que se abordou a constituição do corpus, considerando, para isso, todas as tipologias textuais realizadas como atividades e produzidas para a obtenção dos dados. A descrição e a análise de dados de cada categoria utilizada para a classificação dos erros mostraram que as dificuldades ortográficas encontradas pelos usuários dentro do sistema são históricas, e, em se tratando de processo de aquisição das convenções ortográficas, o fenômeno torna-se muito mais complexo, como revelaram as análises a partir das amostras de erros produzidos pelos alunos das 2ª e 4ª séries. Os resultados das análises apontam para a necessidade de um ensino sistemático da ortografia que leve o aluno a uma discussão reflexiva acerca da existência da questão ortográfica como conseqüência de um sistema ser regido por princípios ou normas às quais ele precisa ter domínio para utilizá-las corretamente.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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