Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

7 de março de 2002

Cleide Maria Teixeira Veloso dos Passos

As Cartas do Leitor nas Revistas Nova Escola e Educação

Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O presente trabalho objetiva investigar as marcas discursivas e interativas que caracterizam as cartas do leitor veiculadas nas revistas de âmbito nacional –“Nova Escola”- e – “Educação”-, referente ao ano 2000. Essas revistas são direcionadas a um grupo alvo definido: o professor. Foram analisadas 275 cartas, tendo sido 167 publicadas na Revista - Nova Escola - e 108 na revista Educação. Tratam-se de um tipo de correspondência de caráter público, que aborda os mais variados assuntos, com foco direcionado em questões da área de educação. Essas cartas são dirigidas à redação das revistas com o objetivo de elogiar, agradecer, criticar, propor reflexões, relatar experiências, sugerir ou solicitar algo. Elas reportam-se a artigos publicados, fazendo comentários a respeito destes, concordando ou discordando dos mesmos; a outras cartas anteriormente publicadas; a autores de artigos; à própria equipe da revista, fazendo solicitações, sugestões ou comentando mudanças realizadas da revista. As cartas ao leitor são constituídas de seqüências argumentativas, expositivas, narrativas e descritivas, mas vale ressaltar que estas seqüências não aparecem individualmente em cada carta, elas se misturam, encontrando-se em cada uma das cartas analisadas mais de uma destas seqüências discursivas, sendo, no entanto, possível determinar a seqüência predominante em cada texto. No corpus analisado, há uma maior incidência das seqüências argumentativas. As marcas presentes na carta do leitor são o uso abusivo da primeira pessoa verbal, imprimindo no texto um tom subjetivo, a utilização constante de questionamentos: emprego de orações interrogativas e imperativas, indicando a interatividade.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: