Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

4 de março de 2002

Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson

O Livro Didático de Língua Inglesa: compreensão de textos no Ensino Médio

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho do pesquisa descreve a maneira como as atividades do compreensão de textos são apresentadas nos livros didáticos de Inglês, destinados ao Ensino Médio. Tem-se como objetivo geral verificar se tais atividades proporcionam ao leitor / aluno maior reflexão e uso do raciocínio, contribuindo para a formação de leitores mais eficazes, ou se exigem, apenas, uma transcrição, ou seja, uma cópia do texto. Investigamos, também, se os temas dos textos estão em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses objetivos norteiam o estudo aqui relatado, que busca analisar a natureza dos textos e as tarefas sugeridas nos livros didáticos de Língua Inglesa para o Ensino Médio, publicados no Brasil. Nosso corpus constitui-se do um questionário aplicado aos professores, e de um levantamento dos livros didáticos do Inglês, adotados em algumas escolas particulares e públicas das cidades de Recife e Olinda. Iniciamos nossa análise a partir da descrição estrutural apresentada em cada unidade dos livros adotados. Submetemos à analise dos dados, coletados, confrontando-os com as respostas dos professores, momenta em que os textos foram observados quanto à interdisciplinaridade, à transversalidade, aos gêneros e às seqüências lingüísticas. Em seguida, procedemos a classificação das atividades de compreensão de textos. Concluímos que há uma variedade do atividades de compreensão de textos, mas muitas delas exigem apenas decodificação, obliterando a compreensão. São poucas as que se baseiam em inferências e que incentivam a reflexão sobre os conteúdos dos abordados. Os resultados sugerem que os professores façam uma analise mais crítica antes do adotarem um livro didático. Esperamos que os resultados obtidos sirvam de subsídios ao desenvolvimento de um ensino de leitura que promova a interdisciplinaridade e a transversalidade de temas e estimulem a uso de tarefas que contribuam para a formação do aluno como cidadão o leitor critico.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: