Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

7 de março de 2002

Paola Maluceli Lins

O Discurso Reportado nos Livros de Língua Portuguesa

Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O discurso reportado é usado pelo falante / escritor a todo instante: nas mesas dos bares ao contarmos algo que alguém nos disse, nos tribunais quando o juiz reporta a fala do réu ao escrevente, nos romances que lemos para deleite, ... E também coma conteúdo a ser estudado apreendido no Ensino Fundamental. O estudo do discurso reportado é muito importante uma ver que se faz necessário evidenciar as nuances e os matizes que ele pode conferir à enunciação. O propósito deste trabalho é analisar principalmente à luz de Bakhtin o discurso reportado (DR) nos livros didáticos (LD´s) de Língua Portuguesa. O corpus do trabalho foi constituído por 10 coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). As coleções foram escolhidas aleatoriamente para que não houvesse tendência a um resultado. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro discute a fundamentação teórica que norteia toda a analise presentes nos capítulos seguintes. Neste capitulo, estudamos tanto os aspectos formais quanto os estilístico-pragmático do DR, bem como um breve histórico do DIL, variante conhecida como a mais complexa. Estudamos também as concepções de linguagem à luz de Geraldi (1984) e as orientações do PCN de Língua Portuguesa para a elaboração de uma coleção didática a planejamento de aulas pelo professor. O segundo capitulo descreve analisa a conceito de discurso reportado presente nos LD´s, observando de que maneira o conceito de DR é apresentado nos LD´s. O terceiro capitulo descreve e analisa a estrutura dos exercícios propostos aos alunos sabre DR, verificando os seguintes aspectos: as orientações dadas ao professor no manual; os tipos de exercícios apresentados para os alunos e se os exercícios são de análise lingüística, produção de texto ou leitura. Concluímos que apesar de todas as coleções tratarem o DR, a maioria estuda este fenômeno lingüístico como “desculpa” para exercícios de transformação de uma modalidade discursiva em outra, tornando-se apenas um exercício gramatical para verificar se o aluno é capaz de usar a tempo verbal apropriado, o pronome, advérbios e locuções adverbiais adequados à variante em questão. Outro aspecto observado foi a falta de exercícios de DR na seção leitura.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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