Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

14 de março de 2002

Rita Alves Viera

A Contribuição de Abordagens Lingüística para o Ensino de Língua Portuguesa

Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar que a aplicação de abordagens lingüísticas pode contribuir para um eficaz ensino-aprendizagem do língua materna. Com base em Bechara (2000), Lobato (1978), Marcuschi (2000), Silva (2000), Gomes de Matos (2002), Travaglia (l998), Geraldi (2000), Ilari (1997), Neves (1997), Possenti (1999) procuramos verificar que abordagens lingüísticas os oito professores sujeitos da pesquisa conheciam e se as aplicavam em suas aulas de língua portuguesa. Para tanto, solicitamos que eles respondessem a um questionário, cujas respostas foram analisadas e avaliadas. Os resultados das análises nos mostraram que a concepção de gramática prevalecente nas turmas dos professores investigados é a normativa, associada a uma prática de ensino tradicional, em que o aluno só recebe os conteúdos descontextualizados, e participa de um processo corno membro passivo, sem que lhe seja dada a oportunidade de construir seu conhecimento, o que resulta num ensino dissociado da realidade do aluno. As abordagens lingüísticas, por sua vez não fundamentam esse ensino, que se dá de forma mecânica e desestimulante, evidenciando uma prática pedagógica que ainda não foi beneficiada pelo avanço da ciência da linguagem. Outro aspecto a considerar é que o problema da ineficácia do ensino de língua portuguesa é não só de ordem lingüística, mas também do outras ordens. A nossa conclusão é que uma das causas da ineficácia do ensino de língua portuguesa é o desconhecimento dos possíveis benefícios resultantes da aplicação pedagógica de princípios básicos da lingüística. 0 conhecimento e a aplicação desses princípios poderiam muito provavelmente contribuir pata uma prática mais produtiva e eficaz.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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